Depois do afastamento politico dos ex-prefeitos de Montes Claros-MG: Tadeu Leite, Jairo Ataíde, Athos Avelino e Humberto Souto (falecido) surgiu um novo tempo na política montes-clarense. Resta saber agora quem saberá fazer essa leitura para virar protagonista. É bom lembrar que na última eleição municipal (2024) estavam aptos a votar no município 277.710 eleitores.
Novo tempo II
Faltando menos de um ano para as eleições. Em Montes Claros-MG articulações passa a ocupar um importante espaço politico para 2026. Novamente volta as urnas o ex-prefeito, professor, médico e empreendedor Ruy Muniz. Caso obtenha sucesso na pré-candidatura a deputado federal ratifica sua força política e terá papel importante no jogo político da eleição municipal de 2028.
Novo tempo III
Outro segmento que deve ocupar espaço em Montes Claros-MG dependendo do resultado das urnas é o PT com o deputado federal Paulo Guedes (PT) e a deputada estadual Leninha.
Novo tempo IV
No grupo situacionista em Montes Claros-MG tudo vai depender da votação dos aliados do prefeito Guilherme Guimarães. Os deputados Marcelo Freitas (federal) e Arlen Santiago (estadual) no município. Sem apoio explícito do governo municipal o deputado estadual Gil Pereira pretende manter seu território.
Novo tempo V
Quem quiser fazer parte desse novo tempo que procure se adaptar e ocupar poder nas próximas eleições. O vento da mudança chegou exigindo transformações na política e uma concepção diferente na estratégia e organização no tabuleiro do jogo político na maior cidade do Norte de Minas.
Sumiu
O jornalista Délio Pinheiro , candidato derrotado na eleição passada a prefeito de Montes Claros-MG está sumido politicamente, deixando no ar dúvidas sobre seu futuro na política.