O 2023 começa exigindo dos grupos políticos de Montes Claros novo posicionamento para o ano que antecede a eleição municipal. Quem não trabalhar a base, aumentando alianças, para debater os principais temas que afetam o cotidiano do montes-clarense, vai entregar de bandeja a sucessão na mão do prefeito Humberto Souto.
Mudez
Se o PT pretende disputar, com alguma chance, a prefeitura precisa, urgentemente, abrir a boca e fazer oposição. O silêncio oposicionista é a carta que Souto mais adora no xadrez do jogo político.
PT na Câmara
Entusiasmados com a vitória do Lula e a volta do PT ao poder, a expectativa é que os vereadores Iara Pimentel (PT) e Daniel Dias (PCdoB) tenham posições mais críticas em relação à atual administração municipal. Como Souto assumiu, publicamente, ser bolsonarista, a ideia é fazer contraponto em 2023/2024.
Renovação CNH
Prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação volta a ser de até 30 dias, a contar da data de vencimento. Por causa da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou cronograma de renovação, a partir de março de 2020 – com datas escalonadas meses à frente do vencimento.
Saque do FGTS
Trabalhador que optar pelo saque-aniversário do FGTS, aos poucos, começa a ter acesso à cota de 2023. Retiradas ocorrem conforme mês de aniversário do trabalhador. Cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro podem sacar.
Desoneração dos combustíveis
O presidente Lula assinou Medida Provisória que prorroga a isenção de PIS/Cofins nos combustíveis por 60 dias. Decisão contraria a área técnica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Bancos no desenvolvimento
Durante a posse, Lula sinalizou que dará protagonismo aos bancos públicos, que, segundo ele, terão “papel fundamental” no “novo ciclo econômico”. A ideia é facilitar linhas de créditos para estimular o desenvolvimento econômico.