A escolha dos senadores por Minas Gerais em 2026 é um momento decisivo para o Norte de Minas. Devido à sua posição estratégica, a região precisa de representantes que atuem como verdadeiros articuladores de desenvolvimento, e não apenas como figuras presentes em época de campanha.
Ao avaliar os candidatos, o eleitorado norte-mineiro deve focar em pontos que impactam diretamente a economia e a qualidade de vida local. O Norte de Minas deve buscar senadores que compreendam que a região não é apenas um “curral eleitoral”, mas um motor econômico que, se bem representado, pode transformar a realidade social de milhares de mineiros através de políticas públicas estruturantes e duradouras.
Puxando tapete
No PSD, aliados do presidente nacional Gilberto Kassab estão costurando um plano para convencer o senador Carlos Viana (PSD-MG) a mudar de planos e, em vez de concorrer à reeleição, disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Um detalhe: como ficaria a pré-candidatura de reeleição a deputado federal do filho Samuel Viana? Caso o pai resolva sair pré-candidato a deputado federal, e não ao Senado.
Última hora
O PSB de Minas Gerais está guardando o suspense para o final do calendário eleitoral, pois só vai definir suas chapas para as eleições de outubro na convenção partidária, marcada para o dia 2 de agosto. Essa reunião, que decidirá as alianças e candidatos do partido, acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, entre 15h e 19h.
Indefinição
A apenas 6 dias das convenções partidárias, agendadas para 20 de julho, a indefinição política em Minas Gerais continua a ser uma incógnita. Embora seis partidos tenham oficializado pré-candidaturas ao Palácio Tiradentes, o quadro político ainda está em aberto, sem uma definição clara.
