Como já era de se esperar em ano eleitoral o governo Guilherme Guimarães de Montes Claros deixa o modo tartaruga, e entra na fase de avançar em concluir obras inacabadas e anunciar novos projetos. A cidade maravilha vai até 4 de outubro (eleição), depois perde a conexão popular e volta para o off-line.
Mudança de estratégia II
O governo municipal de Montes Claros-MG começa 2026 sob forte contraste: detém uma arrecadação bilionária - previsão de orçamento R$ 3 bilhões, mas entrega resultados aquém do esperado. O cenário de obras inacabadas reflete falhas graves no planejamento e na execução, gerando frustração social. Apesar de ter recebido milhões da administração passada não se sabe o valor exato do fluxo de caixa deixando claro sobre a real saúde financeira e a prioridade dos gastos.
IA nas eleições
Por meio ao avanço do uso da inteligência artificial no Brasil, já utilizada por mais da metade da população segundo levantamento feito pelo Google e a Ipsos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não definiu se as eleições de 2026 terão novas regras para delimitar o uso da tecnologia no processo eleitoral. Até então, estão válidas as normas editadas para o pleito de 2024, consideradas insuficientes por especialistas para conter a produção e compartilhamento de notícias falsas.
Disputa
Uma frase do ex-presidente Bolsonaro chama atenção: me deem 50% da Câmara e do Senado que eu mudo o destino do Brasil. nem preciso ser presidente”. Não é a toa que todos os partidos estão priorizando a disputa por vagas no Congresso Nacional.limitações, impostas na legislação pela chamada “cláusula de barreira”, estão mais rigorosas em 2026. Outros fatores importantes são: fundo partidário e a força que os parlamentares através das emendas conseguem ter junto aos prefeitos.
Impeachment
Para aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, o objetivo da disputa para o Congresso tem um.foco: criar condições para o impeachment de ministros do STF. Isso ganhou força após o ministro Gilmar Mendes tentar limitar regras para esses pedidos, e o Senado protocolar uma proposta para rever a Lei do Impeachment, que pode acabar facilitando o impedimento de magistrados.
Seca
Minas Gerais receberá R$ 30 milhões do governo federal para obras de enfrentamento à seca.
Entregas simbólicas
As vésperas de deixar o Palácio Tiradentes para se lançar na disputa pela Presidência da República, o governador Romeu Zema (Novo) intensifica uma agenda pública marcada por entregas simbólicas.
