A expectativa de que o ex-prefeito de Montes Claros Ruy Muniz anuncie sua pré-candidatura a deputado federal está mexendo no cenário político do Norte de Minas. O professor, médico e empreendedor foi o vereador mais bem votado da história de Montes Claros e teve excelente votação para deputado estadual. Ratificando os rumores, Muniz vai mexer na cena política da maior cidade do Norte de Minas e na região.
Fato novo
O nome de Ruy Muniz no debate político deve antecipar as articulações na região, já que cria fato novo na disputa por vagas na Câmara Federal. Agora é aguardar os próximos passos.
Zema na frente
O governador de Minas e pré-candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), larga na frente. Segundo o instituto de pesquisa F5, ele tem 46,8% das intenções de voto, seguido do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 17,4%.
Lista
Em terceiro lugar aparece o deputado federal Janone (Avante), com 7,3%, seguido do senador Carlos Viana (MDB), com 3,7%.
Indecisões
Na espontânea, 49,4% disseram que estão indecisos; 10,5% não quiseram responder. Já 12,5% têm intenção de anular o voto, deixando o cenário aberto.
Pesquisa
Os dados foram levantados entre os dias 14 e 17 deste mês. Foram ouvidos 1.569 eleitores. Pesquisa registrada no TRE-MG.
Janela
De 3 de março até 1º de abril, o cenário político pega fogo com a janela partidária. Nesse período está liberada a mudança de partido na Câmara Federal, mexendo no jogo do tabuleiro político entre partidos e deputados.
União
O Cidadania aprovou a formação de uma federação partidária com o PSDB.