A Câmara dos Deputados será formada, na próxima legislatura, em sua maioria, por deputados que compõem o Centrão ou são filiados a partidos de centro-direita. Dos 513 eleitos, 273 integram esse bloco político, enquanto o PT e os partidos da esquerda conseguiram 138 cadeiras...
Mais votado
Se o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL), aos 26 anos, foi o deputado federal mais votado do País em termos absolutos, com quase 1,5 milhão de votos, aos 21 anos o vereador de Manaus Amom Mandel (Cidadania) foi proporcionalmente o deputado federal mais votado do Brasil, com 288.555 votos (14,5% do total de votos válidos do Amazonas).
Fenômeno eleitoral
Um debutante em eleições nacionais de 21 anos de idade foi o candidato que obteve a maior votação proporcional do país para deputado federal. Amon Mandel será o mais novo deputado da história do estado. Ele já havia conseguido o mesmo feito entre os vereadores de Manaus, cargo para o qual foi eleito em 2020, pelo Podemos, em sua estreia em uma campanha política.
Pesquisa na mira
A Câmara dos Deputados aprovou um requerimento de urgência para votação de projeto de lei que prevê sanções aos institutos de pesquisa que divulgarem dados com números divergentes, acima da margem de erro, dos resultados oficiais das eleições. O requerimento recebeu 295 votos favoráveis e 120 contrários. Apenas um deputado se absteve da votação.
Saiu da toca
Só o presidente Jair Bolsonaro (PL) para fazer o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), sair do isolamento. Há mais de dois anos afastado do contato popular e sem dar o ar da graça com expediente contínuo no prédio da prefeitura, resolveu aparecer durante comício no Parque de Exposições João Alencar ao lado do presidente e do governador Romeu Zema (Novo). No primeiro turno, Lula venceu em Montes Claros 45,63 dos votos, contra 44,90% do candidato à reeleição.