Com mais de um milhão e trezentos mil votos, o Norte de Minas pode virar a página da história elegendo deputados comprometidos regionalmente. Só Montes Claros tem mais de 280 mil eleitores. Uma força que está nas mãos de cada norte-mineiro através do voto consciente. Chegou a hora de usar a pressão política – não podemos perder o trem da história – para que haja o desenvolvimento regional com inserção socioeconômica e sustentabilidade. É fundamental uma representatividade verdadeiramente comprometida com a região.
Menos bajulação, mais recursos
Se os recursos para o Norte de Minas tivessem a mesma importância que a região tem para os votos, a realidade seria outra completamente diferente. Basta observar a prioridade da agenda dos pré- candidatos ao governo de Minas e à presidência da República. Zema, Kalil e Carlos Viana vão intensificar as visitas, já Bolsonaro e Lula preparam para o próximo mês presença junto aos norte-mineiros. Chegou a hora da classe política bajular menos e cobrar mais ação regional.
Deixando Zema
Uma ala do PP já admite apoiar o senador Carlos Viana, pré-candidato ao governo de Minas (apoiado pelo o presidente Bolsonaro). O prefeito de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Odelmo Leão, estaria articulando sua mulher, Ana Paula, para ser a vice na chapa. Porém, tudo vai depender dos acordos partidários.
Pesquisa X Enquete
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define claramente as diferenças entre enquete e pesquisa eleitoral: a primeira é um levantamento de opinião, sem amostra, que depende do interessado – ou seja, indica a opinião apenas daquele grupo que decidiu participar espontaneamente da consulta. Já a segunda adota uma série de medidas para ter uma amostra científica da população de modo que o resultado possa ser usado para inferir as intenções de voto de um universo maior (como a população de uma cidade, estado ou país).
Briga
Esquenta a discussão entre o governador Romeu Zema (Novo) e o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PSD). O ambiente entre os dois está tão pesado que ambos insistem em xingamentos recíprocos.