O ex-prefeito de Montes Claros-MG Ruy Muniz entra no jogo político para disputar uma cadeira na Câmara Federal como pré-candidato pelo Avante.
Cena política
Agora o professor, médico e empreendedor Ruy Muniz mexe no tabuleiro político de Montes Claros e região. Com experiência de ter sido o vereador mais bem votado da história de Montes Claros, ex-deputado estadual e ex-prefeito da maior cidade do Norte de Minas, ele entra na cena política para disputar a eleição reforçando a importância do debate democrático no fortalecimento político regional.
Debate salutar
A pré- candidatura de Ruy a deputado federal abre uma discussão salutar, colocando mais um nome extremamente experiente para debater e propor ideias, com a possibilidade de aumentar a representatividade na Câmara Federal.
Cenário definido
A pré-campanha para a disputa pelo governo de Minas está clara: Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL). Falta agora acrescentar nomes para vice e senador.
2º Turno
Com a estratégia de Zema de não apoiar Bolsonaro, a tendência é o senador Carlos Viana (PL) captar os votos dos simpatizantes do presidente para sua campanha, já que no partido Liberal tornou-se o nome bolsonarista. Alexandre Kalil, ex-prefeito de BH, vai de Lula. Ou seja, o segundo turno em Minas virou uma possibilidade real.
Celeuma
A política é mesmo muito dinâmica. Quando tudo parecia correr na direção do Deputado Federal Marcelo Aro (Progressistas), para ocupar a vaga de vice na chapa de reeleição do governador Romeu Zema, Bolsonaro resolve pressionar a cúpula nacional (Ciro Nogueira), para o partido apoiar o senador Carlos Viana (PL).
Coordenação
O suplente do senador Flávio Bolsonaro e um dos coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PL) em 2018, Paulo Marinho, em 2022 (caso se viabilize) , vai coordenar a campanha à presidência do deputado federal mineiro André Janone (Avante).