Depois de tomar posse como deputado federal o pré-candidato a prefeito de Montes Claros-MG, Délio Pinheiro (PDT) foi bombardeado nas redes sociais depois de votar a favor da volta do DPVAT (Seguro Obrigatório de Veículos Terrestres). O assunto bombou negativamente entre os internautas, exigindo do parlamentar explicações e uma coordenação política profissional para defender dos fortes ataques a sua pré-candidatura.
Pressão política
Em Montes Claros a discussão politica começa ocupar espaço nas rodas de conversa em todos os lugares do município.
Batalha política
O avanço das pré-candidaturas a prefeito de Montes Claros mexe no tabuleiro político da maior da cidade do Norte de Minas. Criar fatos políticos positivos para motivar a militância se tornou um desafio diário. A missão requer planejamento, estratégia e execução.
Disputa em BH
O apoio de Lula e Bolsonaro é apontado como mais relevante do que o de figurões com atuação em Minas. Segundo a pesquisa, 18,2% dos entrevistados disseram que o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) seria o cabo eleitoral com maior capacidade de influenciar a escolha de um candidato. Por outro lado Jair Bolsonaro (PL) e o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são os padrinhos políticos com maior potencial de influenciar os votos do eleitorado de Belo Horizonte na disputa pela prefeitura deste ano. Se a eleição fosse hoje, 26,9% da população apta a votar estaria disposta a escolher o candidato a prefeito indicado por Bolsonaro, enquanto 24,8% deles seriam influenciados pela indicação do petista. Os dados são da segunda rodada da pesquisa DATATEMPO a analisar o cenário eleitoral em BH – a margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoio
O apoio de Lula e Bolsonaro é apontado como mais relevante do que o de figurões com atuação em Minas. Segundo a pesquisa, 18,2% dos entrevistados disseram que o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) seria o cabo eleitoral com maior capacidade de influenciar a escolha de um candidato. Por outro lado, 14,9% apontaram o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), como o político mais capaz de influir no voto.