O candidato da situação em Montes Claros a prefeito do município, Guilherme Guimarães sentiu o golpe depois que a federação PSDB/ Cidadania resolveu deixar de apoiar o grupo da situação e migrar para a pré-candidatura de Délio Pinheiro a prefeito da cidade.
Isolamento
Um outro partido ligado ao governo municipal de Montes Claros pode deixar de apoiar o pré-candidato situacionista Guilheme Guimarães a prefeito da maior cidade do Norte de Minas. Diante das perdas políticas o ambiente no grupo da situação é de preocupação e receio com o futuro da pré-campanha de Guilherme.
Vice-presidente
O partido do pré-candidato a prefeito de Montes Claros, ex-prefeito Ruy Muniz , PSB é a mesma legenda do vice-presidente do país, Geraldo Alckmin.
Candidaturas
Para lançar candidatos, os partidos precisam registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral até o dia 6 de abril. A partir daí, ele poderá escolher seus candidatos durante as convenções partidárias, que podem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Registro
Com os candidatos definidos, os partidos devem registrar os nomes na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Esses pedidos devem ser apresentados às zonas eleitorais. Caso haja alguma falha na documentação necessária, o partido terá três dias para resolver.