Logotipo O Norte
Quinta-Feira,31 de Outubro
Leandro MazziniMineiro de Muriaé, Leandro Mazzini é jornalista pós-graduado em Ciência Política pela UnB e escritor. Com Leonel Rocha, Walmor Parente, Carolina Freitas e Tom Camilo

Falta a Anvisa

Publicado em 02/09/2022 às 22:17.

As grandes cigarreiras que comercializam no Brasil, associadas da Abifumo, comemoraram a decisão da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, de proibir o comércio de “cigarros eletrônicos” no país – que é ilegal e muito pouco combatido. Falta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fechar o cerco. “Ações dessa natureza são importantes, pois reforçam o combate ao contrabando e ao comércio ilegal, atividades criminosas que lesam a sociedade brasileira”, informa a Abifumo. As cigarreiras regulares pagam bilhões de reais em impostos no Brasil e reclamam da demora na regulamentação do produto pela Anvisa, a exemplo do já feito em outros países.

Faltam mulheres
Não diferente de outros anos, os partidos penam para atingir a cota de candidaturas femininas – ou porque não querem mesmo, e driblam com argumentos esfarrapados, ou porque falta engajamento das mulheres. Em todo o país, das 229 candidaturas ao Senado, apenas 52 (22,7%) são femininas. Aos governos, foram registradas 222 candidaturas masculinas, frente a somente 39 (17,56%) de mulheres.

(Izânio Charges (@izaniocharges))

 Som na caixa!
A organização do Rock in Rio passou um susto por dias. Até a quarta-feira (31), às vésperas do início dos shows, não havia o “nada a opor” da PM e do Corpo de Bombeiros para as instalações. O caso chegou a ser pauta de reunião da cúpula da segurança do governo. Mas as licenças foram confirmadas no fim do dia. O Rock in Rio avisou que, “como em edições anteriores, comprova aos órgãos públicos conformidade para receber a documentação final, que é emitida às vésperas do evento após todas as vistorias”.
 
Padre ganhou
A 18ª Vara Cível do Paraná condenou o blog “Jarosinki do Brasil” a pagar R$ 110 mil de indenização ao padre polonês Pedro Stepien, do Movimento Pró Vida de Brasília, por publicar matéria chamando o sacerdote de fascista. O padre exerceu ministério sacerdotal por 18 anos na Diocese de Luziânia (GO), com forte atuação em Brasília contra o aborto. Hoje é encardinado na Diocese de Radon - Polônia. 

Lista de corte
A lista do MP Eleitoral do DF com mais de 40 candidaturas impugnadas e enviada ao TRE já causa estragos na praça. A chiadeira é grande, e advogados correm para tentar reverter os casos. Tadeu Filippelli, que disputa para deputado distrital, conseguiu reverter e está elegível. Até quinta-feira (2) à noite, José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz (PT) figuravam na lista com pedidos de impugnação pelo órgão. 
 
Defesa & redes
Levantamento da VoxRadar, especializada em análises das redes sociais, encomendado pela startup O Pauteiro, mostra que as candidatas à presidência Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) souberam aproveitar a exposição no debate da Band e ganharam mais seguidores após a defesa da jornalista Vera Magalhães, atacada pelo presidente Jair Bolsonaro. Tebet conseguiu mais 13,1 mil seguidores e Thronicke conquistou mais 3,5 mil seguidores entre domingo (28) e segunda-feira (29).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por