Alexandre FonsecaJornalista, mestre em literatura e doutorando em literatura

O sexo da verdade mente

Publicado em 23/09/2022 às 22:48.

Existe um peso na masculinidade. Homens não podem chorar. Homens não podem demonstrar sentimento. Homens não podem ser frágeis. Homens não podem ser delicados. Homens precisam prover. Homens precisam ser fortes. Homens precisam dar conta do recado. Na verdade, ser Homem, com H maiúsculo como muitos dizem, cansa. Cansa, porque é exaustivo exercer esse papel de virilidade e masculinidade o tempo todo. Essa pressão é fruto do machismo que nos assola cotidianamente, pois, se da mulher é esperado o papel de dócil e submissa, do homem espera-se uma virilidade inabalável e indômito caráter.

Recentemente, nosso presidente da República se autoproclamou como imbrochável. Em discurso para “aturadores” no 7 de Setembro, após beijar a primeira-dama e agradecer, pegou o microfone e proferiu cinco vezes: IM-BRO-CHÁ-VEL. Palavra horrorosa que reflete o peso sobre nós, homens. Já ouvi dizer que os homens são o “sexo da verdade”, pois, ao contrário das mulheres, o tesão masculino precisa se “consolidar”. Se você conhece um homem que se diz imbrochável, além de brocha ele é mentiroso: todo homem, uma hora ou outra, vai “falhar”. A verdade é que a disposição sexual depende de vários fatores. E cobrar essa virilidade masculina que “precisa” ser comprovada o tempo todo é, no mínimo, irritante. 

Inclusive, a palavra “falha”, para alguns casos de impotência masculina, reflete esse machismo claustrofóbico, uma vez que, nós homens não somos máquinas. É muito corriqueiro entre as rodas de homens héteros (cisgênero) questionar a sexualidade de fulano devido ao fato dele não estar a fim de ficar com beltrana. Do homem é esperado esse papel de predador sexual incansável – isso vale para hétero e homossexuais. O que precisamos lembrar é que sexo é vontade, sem isso se torna tortuoso (e criminoso). 

Para construirmos uma sociedade livre dessas cobranças exaustivas, minha sugestão é: feminismo para nós homens também. Sem o feminismo como chave de libertação sexual e de pensamento, nossas relações ainda estarão fadadas ao fracasso e à modorra dos moldes machistas. Talvez, assim, ao buscarem sexo e prazer todos os homens que se autoproclamam como imbrocháveis possam, pelo menos uma vez na vida, gozar plenamente. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por