Alexandre FonsecaJornalista, mestre em literatura e doutorando em literatura

O buquê, o livro e a uma sexta-feira muito grande

Publicado em 23/12/2022 às 21:46.

Fiquei encarregado de confeccionar um dos buquês do casamento de uma grande amiga. Ela casou em uma tarde tranquila e cinza, mas não menos bonita. A chuva caía mansa do lado de fora da capela da igreja Nossa Senhora de Fátima, em Montes Claros, e um pequeno grupo assistia ao sim dos noivos. Tão bonito ver o sim de duas pessoas que se amam. Minha amiga, Alessandra Fiuza, professora de crianças, estava linda. E digo mais: quando uma mulher preta recebe um sim de amor, todas as mulheres do mundo também recebem. 

***

Ganhei um livro sobre magia. “Tratado Elementar de Magia Prática” do ocultista Papus (porém, descobri que se pronuncia “Papi”). Quem me deu essa obra foi meu amigo, escritor e dono do sebo Grande Sertão (local onde se vende livros usados, para os desavisados), Pedro Ribeiro Nogueira. Eu queria poder falar sobre a crise do fechamento das livrarias em Montes Claros, mas algo me inclina a falar dos olhos de Pedro. Qualquer um poderia falar sobre a ascensão da estupidez montes-clarense, mas alguém falaria dos olhos de Pedro? Atenção, mulheres, muita atenção: Pedro tem olhos de mistério. Se você for comprar livros e estiver em um dia de sorte, ele poderá ter um bolinho de baunilha na bolsa. Vou cruzar os dedos por vocês! 

P.S.: O Grande Sertão fica na Avenida Mestra Fininha, 681.

P.S.2: “O amor é o estimulante do Homem de Vontade, do Espírito Livre. Porém, devemos estar atentos ao emprego tão comum e leviano que se faz da palavra AMOR. (...) Para comover o espírito imortal e seu recôndito mais profundo é necessário esse fenômeno, que conforme seja vivenciado, pode ser a pior ou a mais elevada experiência existencial: o amor.” – PAPUS. 

***

Minha amiga jornalista estava certíssima quando disse que dezembro parece uma sexta-feira prolongada. Não que eu não goste de sextas-feiras, não é isso. Eu gosto, porém o problema é que dezembro, principalmente, este dezembro, exige uma vitalidade que a gente perdeu durante a pandemia. Aqui, o problema é você pensar em uma festa que não tem hora para acabar e um after já definido. Exaustivo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por