Alexandre FonsecaJornalista, mestre em literatura e doutorando em literatura

Conselhos

Publicado em 25/11/2022 às 21:45.

Um acordo

Allegra me procurou dizendo que está farta dos homens. 

- Não os aguento mais, Alexandre, mas o que fazer sem eles? Me perguntou. 

Comumente, quando um amigo querido (ou amigue queride, como diz os mais modernos) me faz uma pergunta sentimental, ele deseja que eu consiga extrair do meu âmago uma solução. Mas, qual solução dar a Allegra? A princípio parece óbvio: ora, você pode aprender uma arte marcial ou quem sabe fazer um curso de alemão e conseguir ler Goethe no original. Você também poderia fazer um curso de culinária e aprender a fazer ovos pochê ou um curso de astrologia. Preencher seu tempo com outras distrações. Mas, sei que não é essa a resposta que você quer, Allegra. 

Lhe darei a seguinte, então, querida. 

Assim que você se apaixonar por alguém, faça acordos. Se o amor é uma via de mão dupla é justa que ambas as partes caminhem até a metade dele, não deixando a cargo do outro a “jornada amorosa”. Portanto, Allegra, ficará acordado entre as partes que ambas terão a mesma responsabilidade dentro dessa busca pelo outro. Ou seja, a busca pelo outro deve ser feita com o outro. 
 
Ela me ligou, e eu atendi
Naquela tarde, por telefone, você me disse que estava confusa entre dois amores. “Eu amo duas pessoas ao mesmo tempo, da mesma forma, na mesma intensidade”. Na verdade, você já estava com a resposta dada, porém o seu medo de pronunciá-la te travava! A verdade, minha amiga, não se resume ao ditado popular “o que não tem remédio, remediado está”. Acredito que tudo tem paliativo. E viver de “E se” é um jogo muito arriscado. Se for verdade que nosso problema é com a altura, devemos tomar cuidado com a queda. 

Pela conversa, percebi que seu problema é com uma vida projetada em possibilidades. Todos nós temos possibilidades, mas devemos arcar com suas consequências. Vale o risco? Ou melhor, vale a queda? Às vezes, aquilo que chamamos de “amor” nos coloca em caminhos bifurcados. Para estes casos, moça, devemos usar os sentidos, os mesmos que usamos para observar o tempo. Você está feliz? Quando bebe vinho com seu amado, está feliz? Ou queres ir para o colo do outro? 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por