As especulações giram, a todo o momento, sobre as alterações no cenário do MTB mundial para a temporada 2023. Entre os rumores, o chileno Martín Vidaurre, campeão da Copa do Mundo Sub-23 – que entrará para a categoria elite em 2023 – poderá ir para a SCOTT SRAM, além de estar na mira da Specialized Factory Racing como possível substituto de Gerhard Kerschbaumer.
Outro nome que deve mudar de equipe é o francês Maxime Marotte. É um dos cotados para assumir a vaga deixada por Stephane Tempier na Rockrider Racing Team e colaborar com um dos objetivos principais do time: os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Lars Forster ou Andri Frischknecht vão deixar a SCOTT SRAM. Como a equipe está interessada pelo chileno Martín Vidaurre, é possível que Forster ou Frischknecht, que estão em final de contrato, deixem o time. Também apontam a possibilidade da Pauline Ferrand Prevot trocar de equipe, o que será uma grande surpresa: ela é a atual campeã mundial de MTB XCO e XCC e pode deixar a Absolute Absalon. E por último, os rumores de que Avancini está em fortes negociações com duas multinacionais, e pelo visto, longe de assumir a Specialized, o que era a minha aposta. O anúncio sairá no final de janeiro.
Pesadelo de volta
Durante o ano, sofremos com a alta do preço dos combustíveis, e a alternativa encontrada pelo governo foi a publicação da Lei Complementar 192/2022, publicada em março e que trouxe para o cenário nacional a redução da alíquota zero do PIS/Pasep e da Cofins sobre o diesel, biodiesel, gás e querosene de aviões. Em junho, incidiu sobre a gasolina, etanol e GNV.
De fato, é importante lembrar que as leis que trouxeram a redução das alíquotas dos combustíveis terão efeitos somente até este sábado (31). Como não há nenhuma lei que prorrogue tal benefício, devemos iniciar 2023 com alta no preço dos combustíveis a patamares próximos ao que tínhamos em junho. Representantes do setor de distribuição de combustíveis também estão temerosos quanto à manutenção relacionada a isenção dos impostos federais sobre os produtos a partir de janeiro.
Sem uma nova lei que estabeleça a continuidade da isenção, podemos ter impacto na inflação e no bolso, o que significa uma forte preocupação da nova gestão governamental.
Feliz ano novo!
Que o ano novo venha com novas oportunidades e forças para colocar o esporte em nossas vidas. Que o esporte continue sendo alvo da atenção comunitária, com trabalhos sociais e eventos. A esse 2022 que se despede, a coluna Aventureiros do Sertão só tem a agradecer a todas as pessoas, associações, movimentos, empresas e organizações que conosco estiveram juntos. Fico honrado em ter este grande reconhecimento e mobilização, tornando público, divulgando projetos sociais, eventos, dicas de saúde e diversão.
Contamos com a participação dos amigos leitores para sempre compartilhar alegria e solidariedade. Abraços e feliz 2023!