Eudoxio Rabeloeudoxio.rabelo@funorte.edu.br

Dez curiosidades sobre a Estrada Real

Publicado em 04/04/2024 às 20:55.

A Estrada Real a cada ano vem atraindo mais viajantes do Brasil e do mundo inteiro. ER, uma das rotas turísticas mais importantes do país, no passado foi o caminho utilizado pelos colonizadores para transportar as riquezas de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, durante o ciclo do ouro. E quem passa por lá conhece de perto suas histórias e belezas.

Segue 10 curiosidades sobre a Estrada Real

1 – Estrada Real não era um nome exclusivo - O nome ER era dado a qualquer via aberta pela Coroa Portuguesa para explorar o Brasil, o que possibilitava um maior controle sobre os produtos transportados, evitando desvios e o não pagamento de tributos. Usar caminhos que não fossem a Estrada Real, era considerado contrabando. 

2 – A Estrada Real tem origem indígena - Homem nativo do Grupo Tuiúca. Através dos contatos com estes povos, os exploradores perceberam que poderiam haver muitas preciosidades pelo Brasil. Havia muitas histórias sobre terras distantes, onde o ouro brotava dos rios.

3 – A Estrada Real é composta por quatro rotas: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e o Caminho do Sabarabuçu. Estas rotas surgiram em momentos diferentes do período de exploração dos recursos de Minas Gerais.

4 – O trajeto até o porto durava muito tempo - Pelo Caminho Velho, o trajeto de Vila Rica (Ouro Preto) até Paraty poderia durar 90 dias. A estrada era precária, o trânsito dos materiais era feito no lombo das mulas. Utilizando o Caminho Novo, o trajeto entre Vila Rica e o Rio de Janeiro era de 25 dias.

5 – O Caminho de Sabarabuçu surgiu de um equívoco - Há aproximadamente três séculos atrás, exploradores avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade e imaginaram que lá havia ouro. Para chegar lá, criaram uma via alternativa que deu origem ao Caminho de Sabarabuçu. Ao chegarem lá, perceberam que o que refletia a luz solar era minério de ferro.

6 – A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil - Em 2001 foi criado um projeto que transformava a Estrada Real em rota turística com o objetivo de valorizar e preservar esse patrimônio histórico-cultural. No total são 1.512km formados por 177 municípios: 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

7 – As 7 maravilhas da Estrada Real são: Praça Minas Gerais em Mariana - Parque Nacional da Serra do Cipó - Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro - Teatro de Sabará - Santuário do Caraça em Catas Altas - Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida - Gruta da Lapinha em Lagoa Santa

8 – Estrada Real é diferente de Rota Imperial - Muitos confundem, mas Estrada Real e Rota Imperial são vias diferentes. A Estrada Real surgiu no século XVII, quando a Coroa Portuguesa tornou oficiais os caminhos para o transporte de ouro e de diamante de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. A Rota Imperial foi construído pela Coroa Portuguesa, por ordem de Dom João VI. Ela foi oficialmente aberta em 1814 e concluída em 1816. Foi criada para ligar as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES).

9 – Paraty foi “esquecida” com o surgimento do Caminho Novo - O Caminho Novo foi criado para ser uma alternativa ao Caminho Velho, para evitar a realização do trajeto marítimo entre Paraty e o Rio de Janeiro. Como o Caminho Novo levava direto para a capital, a cidade de Paraty passou por um grande isolamento econômico. Com a construção da Rodovia Rio-Santos e da Estrada Paraty-Cunha, Paraty se tornou um pólo de turismo conhecido internacionalmente devido ao seu bom estado de conservação e de suas belezas naturais.

10 – Você pode ter um Passaporte Estrada Real - O Passaporte Estrada Real é uma iniciativa do Instituto Estrada Real. Com ele você pode registrar todas as suas experiências pelos caminhos da Estrada Real. Para ter seu passaporte, você deve fazer um cadastro e depois fazer a retiradas em um dos locais credenciados. Chegando em cada destino, você pode se dirigir aos locais credenciados e carimbar. 

Acesse o site https://institutoestradareal.com.br/ para mais informações e passaporte!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por