A Confederação Brasileira de Ciclismo confirmou novamente a abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike em abril, em Petrópolis (RJ). Após 17 anos, a competição retorna ao Brasil para expandir o esporte e incentivar a prática do ciclismo. Como todos sabem, Petrópolis passou por um momento catastrófico devido às fortes chuvas, porém, felizmente, a área do evento não foi atingida. O Simon Burney, representante da União Ciclística Internacional (UCI) e responsável por todos os detalhes da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB, efetuou uma visita técnica durante dois dias nos arredores do evento e ficou impressionado com o que viu. O ambiente, a natureza e todos os componentes únicos da região chamaram atenção do gringo, que se acostumou a realizar seu trabalho nos últimos anos nas pistas da Europa. “Não é muito frequente irmos a novos lugares excitantes como aqui. Fomos para a Austrália, em Cairns, para a Copa do Mundo e Campeonatos Mundiais há alguns anos. Agora, temos a oportunidade de chegar a um lugar como este, onde tudo é diferente. Nova língua, nova cultura, nova natureza, novos animais, novos pássaros. É tudo diferente. Você pode misturar esporte com outras coisas também, o que é ótimo para todos. Normalmente vamos às mesmas corridas, a maioria delas na Europa. É bom ir a algum lugar novo. É emocionante começar o ano aqui”, comenta Simon.
Incentivador do esporte
Silvano Tolentino, empresário de sucesso à frente de importantes empreendimentos e também como um grande incentivador do esporte em Montes Claros, é o atual presidente da AABB. Tolentino está fazendo um excelente trabalho. Além de importantes obras de infraestrutura e lazer no clube, tem apoiado o esporte amador e profissional nas mais diferentes modalidades. Para citar um exemplo, a AABB cedeu a quadra de futsal para que os atletas da categoria sub13 da Ame/Funorte treinasse durante o campeonato estadual. Como resultado, o time foi o vice-campeão do Interior com apenas seis meses de existência. Parabéns a todos os envolvidos, aos jovens atletas (@associacaomocesportes), ao treinador João Batista e ao coordenador do time, Geraldo Magela. Investir no esporte é apostar no futuro.
A volta do bicicross
Não foi à toa que a Caloi relançou a Caloicross no mercado das magrelas. A tendência mundial vem trazendo uma profissionalização na modalidade, os pilotos se divertem, mas agora treinam e competem com seriedade. Por ter competições que apresentam manobras de tirar o fôlego, as disputas têm atraído cada vez mais a mídia e o público em geral. O segredo da evolução do BMX é justamente essa constante renovação e busca pela novidade. É sempre um espetáculo diferente, é fazer algo inacreditável hoje, e amanhã pensar em como superá-lo. É a febre prevista por Orlando, o pai do BMX no Brasil.
Desvio de septo
Como poucos sabem, o primeiro e mais importante benefício da correção feita pela cirurgia de desvio de septo é a melhora na respiração. Isso, além de trazer melhor qualidade de vida ao paciente, ajuda a ter uma noite de sono melhor. O olfato e o paladar tornam-se mais ativos, as dores de cabeça em alguns casos são praticamente eliminadas, isso sem deixar de lado a minimização dos sintomas relacionados à sinusite crônica. Como se não bastasse, tem sido crescente a procura por atletas profissionais pela correção acometidos pela condição respiratória. O resultado para esses profissionais é a melhora do condicionamento físico e rendimento.