Todos sabem que exercícios físicos são os melhores aliados para a qualidade de vida e para a saúde. Porém, o IBGE publicou recentemente pesquisa mostrando que, apenas 30,1% das pessoas praticam o nível recomendado de atividades físicas. Aqui vou listar os principais benefícios de quem pratica esporte regularmente: reduz a pressão arterial, mesmo que seja com caminhadas diárias, e melhora a circulação sanguínea – o que é um grande benefício para quem é hipertenso. As atividades físicas ajudam a fortalecer ossos e articulações por promover o crescimento ósseo e aumentar a resistência dos mesmos, prevenindo osteoporose. Traz maior qualidade no sono, devido ao cansaço positivo após os exercícios. Com a sensação de maior relaxamento e descanso, o sono é mais profundo e reparador. Apesar de parecer mito, estudos comprovam que manter uma rotina de exercícios contribui para o aumento da libido e melhor desempenho sexual (via The Journal of Sexual Medicine). Talvez o mais interessante de todos é a melhora no desempenho no trabalho após incluir os exercícios no dia-a-dia. A atividade física pode melhorar a saúde do cérebro, incluindo a memória e a capacidade de aprendizado e concentração, além de reduzir as chances de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, já que com atividades, os neurotransmissores responsáveis pela noradrenalina e serotonina, substâncias que causam felicidade, aumenta a dosagem no corpo humano. Vamos nos exercitar?
Rodeio liberado
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais voltou a permitir ,nesta última semana, a realização de rodeios no estado. A medida foi proferida pelo presidente do Tribunal, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, em resposta a uma decisão anterior da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte.
No texto, o desembargador argumenta que não existe prova cabal de que em Minas os rodeios sejam realizados sem a observância da legislação pertinente. Ele também afirma que este tipo de evento promove o desenvolvimento econômico, social e cultural, notadamente se considerar que a principal atividade da maioria dos municípios mineiros é o agronegócio.
Turismo rural
O turismo rural tem sido crescente no Norte de Minas em razão de todas suas belezas naturais, cultura e culinárias. Apesar de não existir dados atualizados, tem aumentado a procura de profissionais para esta demanda. No atual cenário “pós pandemia”, muitas fazendas e propriedades rurais na região buscaram investir no desenvolvimento do turismo rural.
Com isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecerá de 12 a 15 de setembro, das 8h às 17h, na sede do Parque Lapa Grande, treinamento para trabalhador com turismo rural, com o tema: “ A arte de conduzir em trilhas e roteiros”. Interessados devem entrar em contato pelo whatsapp do PELG (38) 99869-3468.