Pedro MartinsEscritor, Ciências Jurídicas e Agronômicas

Debaixo do tapete

Publicado em 08/11/2022 às 23:05.

Por lá, nas voçorocas do ressentimento por errar, entendemos o real significado da necessidade de varrer a sujeira para debaixo do tapete. O tapete está no cômodo do recinto da nossa consciência, porém está afastado da notória poluição dos corredores de nossas expectativas. Afinal, quando varremos para debaixo do tapete, estamos apenas deixando de lado o que estaria contaminando todo o espaço da nossa mente.

O ato de varrer para debaixo do tapete pode parecer irresponsabilidade emocional, por, em tese representar uma fuga de determinados problemas, mas, por vezes, algumas sujeiras são muito sujas para que não ousemos colocá-las debaixo do tapete, tendo em vista que a sujeira no meio da sala causaria um incômodo geral para todos os visitantes da nossa mente,

Trata-se da reverenciada teoria da espiral do conflito, se não esquecermos uma determinada sujeira, que macula nossa sanidade mental, ela progressivamente vai se aglutinando e vai congestionar a casa da mente, pois, nem mais um tapete será capaz de esconder tamanha nojeira. E como se em uma espiral em constante crescimento, acaba se transformando em um furacão de problemas em nossas vidas e nas vidas dos entes queridos.

Fato é, que a depender da neurose individual, alguns tem uns tapetes grandes, que preenchem um cômodo, outros tapetinho de boas vindas, e outros tem quase lonas inteiras dispostas em campos de alecrim de sem-vergonhice. Só devemos nos lembrar que, em tese, esconder uma sujeira no tapete é razoável, mas ajuntar toneladas de lixo tóxico em nossa mente nos torna deveras perversos. Pois nem toda sujeira precisa ir pra debaixo do tapete, apenas aquelas que não conseguimos enfrentar frente à frente que devem ser escondidas.

Àqueles que encontram refúgio nas múltiplas possibilidades de enfrentar os próprios problemas, que tem amizades ou parceiras(os) fortes, conseguem auxílio para limpar sujeiras e não precisarem dos tapetes. Mas, muitas vezes, preferimos acumular a sujeira até quando nem a melhor faxineira de almas consiga nos livrar do entulho que juntamos. 

Por isso, como um ato de vanglória, o ideal é confessar com o padre e frequentar bons psicanalistas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por