Aparentemente existe um conflito de gerações instaurado, que quer prevalecer ante a inequívoca certeza da solução por traz de tudo isso. Qual seja, o convívio entre gerações heterogêneas.
Sabe-se muito a respeito de muita coisa aos dezoito anos. Afinal de contas, o ensino médio é a garantia de que se sabe como enfrentar um cotidiano, buscando respostas para problemas pouco importantes para si mesmo, mas necessários para humanidade.
Da biologia à química, da matemática à física, das artes à natureza. Tudo é parte de um complexo processo de tentativa de autoconhecimento, que nunca chega perto do exaurimento.
Independentemente do estado de espírito de quem acredita estar em si mesmo e para si mesmo, nunca estamos em nós mesmos e para nós mesmos. Pois, corriqueiramente, pecamos em não observar o conflito de gerações que no atrasa.
A dita revolução. A busca pela quebra de paradigmas. A tentativa de recolhimento a mais alta ignorância do convívio com os mesmos. Isso nos faz fracos, invejosos, ciumentos, frágeis, controversos, irrazoáveis, presunçosos, e acima de tudo, tudo, menos, nós mesmos.
Afinal de contas. A sociedade se opera, nas suas engrenagens fluídos e botões, pelo monólogo da própria geração? Claro que não! O mix de gerações cria a fraternidade ante eu e você. E mesmo que sejamos de gerações iguais, o convívio com gerações diferentes do seu lado, do meu lado, nos faz observar a frente de nossas próprias vivências.
A verdade é que as outras gerações nos mantêm vivos ou nos fazem querer conservar a vida. Apenas quem crê estar dentro do próprio anfiteatro de seu egoísmo, sucumbe ante a verdadeira vitalidade do que é viver com senso cívico.
E claro, nunca há como precisar o que efetivamente é geração, quando a todo momento, estamos diante da falsa expectativa de nós mesmos. Pois a minha geração, torna apenas a dimensão de mim mesmo, o ponto de partida para o exaurimento da geração que pretendemos criar.
Esse é o dom da vida. Desde às bactérias, até o seu cão ansioso. A verdade por traz do nosso primor, é a procriação. Para os seres humanos, pode ser a procriação com o fim de gerar seres vivos, ou a procriação de virtudes com o fim de produzir sabedoria.