Logotipo O Norte
Domingo,29 de Dezembro

As amigas curam

Jornal O Norte
Publicado em 23/11/2007 às 11:00.Atualizado em 15/11/2021 às 08:23.

Enviado por Avay Miranda



Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, na Califórnia, indica que a amizade entre as mulheres é verdadeiramente especial. É que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e proteção de nosso futuro. Constituem um oásis em meio ao mundo real cheio de tempestades e obstáculos.



As amigas nos ajudam a preencher os nossos vazios emocionais de nossas relações com os homens e nos ajudam a recordar quem somos realmente. Depois de cinqüenta anos de investigações, se comprovou que existem substâncias químicas, produzidas pelo cérebro, que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres.



Os investigadores, homens em sua maioria, se surpreenderam com o resultado dos estudos. Quando o hormônio oxitocina é liberado como reação das mulheres frente ao estresse, elas sentem necessidade de proteger suas crias e agrupar-se com outras fêmeas. É produzida então uma quantidade maior de oxitocina, o que reduz a tensão e produz um efeito calmante. Tais reações não aparecem entre o sexo masculino porque a testosterona, produzida pelos homens em alta quantidade, neutraliza os efeitos da oxitocina, ao contrário dos estrógenos femininos, que aumentam a produção desse hormônio.



Repetidos estudos demonstraram que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas leais contribuem para a redução de muitas enfermidades relacionadas à pressão arterial e colesterol. Essa pode ser a razão por que as mulheres vivem mais que os homens. Quanto às mulheres que não estabelecem relação de amizade com outras, não apresentam o mesmo resultado em sua saúde. Portanto ... ter amigas nos ajudam a viver mais e melhor.



Os estudos sobre a saúde feminina indicam que quanto mais amigas tenha uma mulher, maior a probabilidade que chegue à velhice com menos problemas físicos e emocionais, levando uma vida plena e saudável. Essas mulheres superam melhor as perdas e que as que têm amigas em quem confiar reagem bem a enfermidades graves e se recuperam em período menor.              



Assim, a amizade entre as mulheres constitui uma fonte de força, bem-estar, alegria e saúde.



Que vivam as amigas!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por