Logotipo O Norte
Domingo,18 de Maio

Transformação digital no mercado pet

Mateus Magno*
Publicado em 10/10/2022 às 23:38.

Um dos segmentos que mais evoluiu e se desenvolveu nos últimos anos foi o de produtos e soluções voltadas aos animais de estimação. Dados da Startup Scanner, ferramenta da Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups, existem atualmente 166 pettechs no país, em 52 cidades e focadas em áreas como biotechs, planos e clubes de assinatura, alimentação animal e e-commerce de produtos voltados aos animais.

Isso nos dá dimensão do tamanho desse mercado e da variedade de serviços oferecidos para os consumidores, que vão desde aqueles voltados à saúde dos animais, como remédios e planos de saúde, até os focados em lazer e segurança. E, com altos investimentos e grandes nomes como Itaú e FIR Capital de olho no setor, a expectativa é que ele continue a evoluir cada vez mais.

Para que o segmento se consolidasse com um dos principais setores da nossa economia, foi preciso que empresas revisitassem modelos de negócio e investissem em inovação, apostando na transformação digital.

Além disso, foi essencial que elas buscassem entender melhor como as novas gerações de consumo se relacionam com seus bichinhos para que pudessem oferecer produtos e soluções que atendessem verdadeiramente suas demandas, e tudo isso sem perder o fator humano que é muito valorizado pelos donos de pets.

Se antes o agendamento de banhos e a compra de ração, brinquedos, roupas e acessórios era feita principalmente nas lojas físicas, de 2020 para cá vimos os clientes se acostumando cada vez mais a fazer isso pela internet - e não há indícios de que esse cenário mudará tão cedo. Também surgiram plataformas focadas em conectar os donos de pets com prestadores de serviços como hospedagem, pet sitter, idas ao veterinário e passeios; aulas e consultorias online para adestramento, e coleiras fitness, que indicam como está a saúde dos bichinhos e disponibilizam as informações em aplicativos.

Mas engana-se quem pensa que as tecnologias vieram apenas para automatizar processos e ferramentas – elas permitiram também que pudéssemos ter um olhar mais humanizado para as questões animais e desenvolvêssemos e aprimorássemos os serviços focados no bem-estar dos pets. 
 
*CEO da Sambatech e Samba Digital

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por