TikTok emerge como nova referência para pesquisas

Lizandra Weeck*
Publicado em 27/12/2022 às 22:19.

De rede social da moda entre as gerações Y e Z, o TikTok vem se mostrando um fenômeno digital mais abrangente, apontando novos caminhos para a comunicação e as marcas. A começar pelo alcance: é plataforma a mais baixada no mundo, devendo fechar o ano com mais de 1,5 bilhão de usuários – 5 milhões apenas no Brasil.  

Para além das dancinhas e vídeos curtos e práticos, o mais novo movimento é a utilização da plataforma como mecanismo de busca primária entre os jovens, até mesmo antes ou em substituição ao Google: 45% dos usuários utilizam o TikTok para pesquisar e aprender mais sobre novos produtos e marcas, 67% concordam que a plataforma ajuda a descobrir coisas novas e 58% dos usuários entram para pesquisar sobre finanças. 

De acordo com estudos do próprio Google com jovens usuários dos EUA, com idades entre 18 e 24 anos, quase 40% acessam o TikTok ou o Instagram quando buscam um lugar para almoçar.

O Google continua líder disparado entre as buscas gerais, mas, pela segunda vez em anos, detecta-se um movimento como este (parte das buscas por produtos já havia migrado para os marketplaces). Mas por que isto está acontecendo?

O próprio perfil da plataforma traz algumas respostas. O TikTok se consolidou como um ambiente digital de vídeos rápidos (em grande parte com cerca de 1 minuto), cujo foco é mais no conteúdo e menos no criador (ao contrário do que ocorre no Youtube e Instagram).

As pessoas realizam buscas no TikTok para terem respostas mais diretas, práticas, pessoais e até mesmo mais divertidas. Os vídeos não têm grande produção e são feitos por criadores sem tanta fama, mas que têm grande oportunidade de viralizar por conta do conteúdo e da autenticidade.

Além disso, o TikTok tem feito movimentos para se tornar cada vez mais fonte de pesquisa e descoberta de novos conteúdos. Começou a experimentar palavras-chave vinculadas em comentários e descrições de vídeos, que orientam a descoberta do usuário, conectando-os a tendências mais amplas. 

Outro recurso, ainda em teste, é o novo feed ‘Perto’ projetado para exibir conteúdo local. O objetivo é oferecer aos usuários uma maneira de descobrir lugares, experiências, produtos e serviços próximos, com potencial de enriquecer e personalizar as pesquisas e criar uma oportunidade para anunciantes se conectarem com consumidores próximos. 

*gerente de mídia da Cadastra

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por