Logotipo O Norte
Sábado,21 de Setembro
artigo

Seca na Europa pode elevar inflação na maioria dos países

Gregório José*
Publicado em 24/02/2023 às 22:12.

Mais uma vez uma situação climática poderá levar dezenas de países na Europa a enfrentarem uma inflação jamais vista nos últimos anos. Isso por conta da seca que atinge nações como França e Itália então em alerta vermelho, mas Alemanha, Suíça, Espanha, Eslováquia e Croácia vão do amarelo para o vermelho nas próximas semanas se não chover o suficiente para que os lençóis freáticos recebam água suficiente para “reativar” suas nascentes. Estudos apontam que 47% da União Europeia está em alerta e, nos últimos dias de fevereiro e começo de março as restrições poderão chegar a outros países.

O problema é tão sério que a maneira prática de diminuir o consumo deste bem tão importante e essencial para a vida humana na terra é cobrar mais caro para entregá-la nas residências. E, pelo menos na França e Alemanha, o tomar banho duas, três vezes ao dia como os brasileiros não é comum. Na Alemanha é comum entrar no chuveiro, molhar o corpo, desligar a água, ensaboar-se e só depois ligá-lo novamente para remover o sabonete.

Uma das consequências deste cenário caótica que se avizinha na Europa é a expectativa de que a colheita de milho nos países produtores ali sejam as menores dos últimos 15 anos. Portanto, terão que importar e, o efeito é a inflação que já assusta algumas nações da Zona do Euro,

Outro fator ocasionado pela falta de água nos rios e nascentes é que os preços da carne e dos laticínios seguem subindo em todo o continente.

Passear de gôndola, namorando e fazendo juras de amor na Veneza italiana também perde o brilho. Os barquinhos estão atracados nos cais. Os canais começam a mostrar o lado putrido dos rios e lagos, onde emergem esgoto e lixo jogados (ou caídos). A França está em alerta. Todos terão que fazer sacrifícios e, o começo sempre será pelo lado daqueles que trabalham mais e ganham menos. Aquele país não tem política de reúso de água e, portanto, o que se produz, joga-se fora. É hora dos franceses começarem a mudar conceitos e pensamentos, formas e agir.

Porém, é bom nós, longe do problema europeu começarmos a nos preocupar. Se lá a seca é preocupante, aqui poderá ser em curto espaço de tempo. É questão de anos, mas chegará até nós se não mudarmos já os conceitos e nossa sanha de destruir aquilo que tanto almejamos. 

*Jornalista/Radialista/Filósofo

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por