artigo

Rumos da educação

Por Regina Alves*
Publicado em 31/01/2023 às 06:06.

Para todos os profissionais da educação, o começo de ano letivo é um marco importante porque traz a renovação da oportunidade de criar laços com os alunos e ajudar a construir histórias de vida. Especialmente em 2023, três anos depois de tantas mudanças abruptas por conta da pandemia e do ensino remoto, daremos início a mais um novo ciclo, agora com mais esperanças, mas, ainda, com muito trabalho pela frente.

Um dos últimos índices disponíveis pelo Ministério da Educação mostrou que não há espaço para desatenção. Alunos do 2° ano do ensino fundamental apresentaram queda na média em leitura e escrita (de 750 pontos para 726). Em matemática, a queda foi de 9 pontos: de 750 para 741.

Redes públicas e privadas retomam o ano letivo, e é preciso que se renovem as esperanças em melhorar a educação do país. É vital que exista muito empenho dos professores e da comunidade escolar, além dos familiares e do próprio estudante.

Enquanto educadora, creio que um dos maiores desafios é justamente retomar a rotina que tínhamos antes da pandemia e do isolamento social. Contamos, hoje, com a tecnologia como mais uma possibilidade relevante de aprendizado, ao mesmo tempo que reforça o papel de facilitador do professor. Já a escola precisa reavaliar seus processos, fazer o possível para otimizar o cotidiano dos professores. É possível reduzir o escopo de tarefas desse profissional, por meio de ferramentas tecnológicas, para que ele tenha mais tempo de qualidade com os alunos.

É preciso ter em mente que passamos por momentos muito dolorosos, que deixaram, sim, cicatrizes, mas que o pior já passou. Ficamos muito tempo longe das salas de aula – segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira revelou que, ao todo foram 279 dias com escolas fechadas. Porém, esse é o momento de propormos reflexões e voltarmos ainda mais fortes, com mais gana de recuperar as perdas de aprendizagens.

Temos muitos exemplos de superação e resiliência Brasil afora e é pelo futuro do nosso país que não podemos desistir. É preciso somar esforços - pais, mães e responsáveis - para que junto de nós, educadores, professores e todos que fazem uma escola funcionar, com um objetivo comum de melhorar a Educação brasileira, porque é ela quem trará oportunidades melhores e reduzirá as desigualdades do país. 

*fundadora da Rede Decisão

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por