Risco de aumento de casos de Burnout

Lorena Lage*
Publicado em 06/06/2022 às 22:16.

Profissionais do país estão mais propensos a desenvolver a síndrome de Burnout, esgotamento profissional com sintoma de exaustão extrema, a partir do 2º semestre. É o que aponta a 19ª edição do Índice de Confiança Robert Half. A grande demanda de trabalho com equipes reduzidas, a pressão por resultados e as incertezas num cenário pós-pandêmico são alguns dos fatores, segundo a pesquisa. 

Estamos nos recuperando de um período extremamente turbulento, é verdade. É hora de viabilizar o retorno ao mundo externo, com iniciativas que instiguem períodos leves no meio virtual e no mundo físico, estimulando bons momentos, além do trabalho em si. Lembrando que as pessoas são diferentes, não dá para cobrar e ter as mesmas expectativas de todos. 

A pesquisa do Índice de Confiança Robert Half revela também que 80% das empresas buscam transformar essa realidade com ações, como maior flexibilidade de horário, melhorias nos benefícios de saúde e bem-estar, implantação de programas de reconhecimento de funcionários e mais suporte aos pais e mães que trabalham. Outro ponto destacado pela pesquisa, particularmente, me chamou a atenção: uma comunicação regular. Em nosso escritório, por exemplo, temos, mensalmente, conversas individuais. Todos os colaboradores recebem 30 minutos com o seu líder para feedbacks mútuos, para falar como têm se sentido e o que pode ser melhorado. 

Isso permite que haja escuta de momentos profissionais e até pessoais. Se percebemos que uma pessoa está sobrecarregada, já definimos o que pode ser feito para mudar essa situação e dar todo o suporte necessário. E, das conversas, sejam individuais ou coletivas, já implementamos, inclusive, um novo produto, proposto por uma colaboradora e que já se consolidou como um produto robusto e lucrativo do escritório. 

Cuidar do bem-estar dos profissionais também pode ser uma estratégia competitiva: um time bem alinhado traz, direta e indiretamente, novos clientes, por meio de indicações e, especialmente, pelo prazer de falar abertamente sobre como gostam de onde trabalham e como são valorizados. Sempre frisamos que colaboradores satisfeitos não retornam com problemas jurídicos e ações judiciais. O colaborador insatisfeito é que se tornará um problema futuro para a empresa. É possível zelar pela equipe sem perder a produtividade. Não precisamos de colaboradores adoecidos, estressados. Precisamos de pessoas felizes e motivadas para o trabalho e para a vida.

*Advogada especialista em direito de startups e fundadora do Lage & Oliveira Advogados

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por