Relação com as artes, humanidade e própria vida

Luca Benites*
Publicado em 30/11/2022 às 21:20.

A mente humana esconde diversos mistérios, lugares inóspitos, utopias e também muitas surpresas. Trabalhar com ideias é praticamente trabalhar com o vazio e de certa maneira educar a mente poderia se assimilar a esculpir uma obra de arte, dar forma a algo que estava ali, mas que ainda não havia sofrido transformações externas. O vazio na mente humana é uma riqueza inquantificável, apenas nos resta aprender sobre como trabalhar com esse potencial. Essa constatação do médico psiquiatra André Busato traduz bem a relação da arte com os sentimentos e a busca do autoconhecimento como forma de expressar momentos de transformação, conexão e liberdade criativa.

São nossas experiências que, em definitivo, formam parte da nossa evolução. Neste contexto, as artes podem falar muito sobre a depuração e ensinar a sentir a plenitude da vida a partir de conhecer o vazio físico e mental. É muito necessária essa depuração na nossa visão e percepção de vida neste momento da humanidade.

Ao construir e nos deparararmos com o vazio, podemos começar um processo criativo e de produção de obras onde o tempo pode ser medido ou visto de forma real através de ritmos ou formas físicas. Este novo paradigma na concepção do espaço-tempo é uma inspiração. Um exemplo disso é a famosa obra Silêncio, onde ela é inserida na paisagem, se mimetiza na natureza por meio das placas de espelho e convida o espectador a se auto observar naquele meio natural. Uma reconexão entre indivíduo e natureza.

A própria história nos mostra, que, durante muitos anos, a preocupação não estava voltada a fazer coisas ou objetos belos. O olhar junto à mente sempre deve buscar equilíbrio, harmonia, contexto e conteúdo, um trinômio na arte: formalização (materialização), título e conceito. Isso, dentro de uma linha de pensamento e coerência conceitual ao longo do tempo, resulta em obras mais completas e mais criatividade.

Tendo André Busato ainda como referência em Psicologia, é possível entender e sentir o vazio de muitas maneiras, e ver como isso é uma oportunidade para muitas pessoas de reescrever suas próprias trajetórias.

*artista plástico

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por