Quando a diversidade cultural agrega valor aos negócios

Marcelo dos Santos*
12/05/2022 às 00:03.
Atualizado em 12/05/2022 às 13:04

Promover diversidade cultural e inclusão nas empresas é uma iniciativa bastante importante no enriquecimento da cultura organizacional, além de aumentar a produtividade e o lucro nos negócios, por meio da troca de vivências e experiências que alimentam ideias e inovação. Dentro do mercado de trabalho, esse compartilhamento pode ser muito valioso para o sucesso das empresas e faz com que os colaboradores tenham um forte sentimento de pertencimento àquele lugar e de união com os demais colegas.

Embora seja uma maneira de praticar a justiça social, aliás, esse é o princípio-base dessas iniciativas, o investimento na diversidade cultural dentro das organizações tem se tornado uma tendência no mercado de trabalho. Um estudo realizado pela Mckinsey em 2020 reforçou o vínculo entre diversidade e performance financeira das empresas, o que torna as estratégias de inclusão uma vantagem competitiva no mercado em que atua. Segundo o estudo, empresas mais diversas étnica e culturalmente tiveram um resultado 36% superior às menos diversas.

Para a realização da pesquisa, foram analisadas diferenças raciais e culturais em seis países. Os dados indicaram que as companhias com maior diversidade étnica, em equipes de gestão, têm 33% mais propensão à rentabilidade.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também comprova que empresas preocupadas com diversidade têm lucros maiores, entre 5% e 20%. Na medida em que uma empresa possui melhor compreensão e conexão em todo seu ecossistema, a diversidade passa a elevar o grau de inovação e de aperfeiçoamento de processos, produtos e serviços. Mais do que gerar melhores resultados, a diversidade e inclusão podem garantir aos colaboradores um ambiente organizacional mais saudável.

Nos dias atuais, apenas um bom salário ou benefícios comuns não são suficientes para atrair e reter profissionais qualificados. O novo profissional do mercado espera trabalhar em um ambiente acolhedor, que traga novas perspectivas à sua carreira, algo que só é possível alcançar com uma equipe diversa. 

Por esse motivo, criar e implementar programas que acolham a diversidade de perfis é algo que deve ser legítimo e vivenciado na cultura da empresa, bem como realizar processos seletivos igualitários e aplicar capacitação para esses profissionais. Além disso, com a evolução da tecnologia e a implantação do home office, é possível admitir pessoas até mesmo de outros estados e países, contribuindo ainda mais para a troca de culturas entre as equipes.

*Sócio-fundador e vice-presidente de Serviços e Pessoas da Iteris 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por