artigo

Por que o número de CFOs mulheres é tão pequeno?

Cynthia Hobbs*
Publicado em 07/03/2023 às 21:00.

Embora a presença de mulheres em cargos de liderança tenha aumentado no meio corporativo nos últimos anos, ainda há muito o que ser feito para alcançar a igualdade de gênero. Em particular, gosto de analisar o papel das profissionais CFOs (Chief Financial Officers) em empresas de capital aberto, porque historicamente já enfrentamos muitos desafios culturais e vejo que ainda temos muitos espaços para ocupar e muito a contribuir para o debate sobre diversidade e inclusão no mercado financeiro.

Em pesquisa realizada pela Spencer Stuart, consultoria de liderança, apenas 7% das posições de CFO nas empresas listadas na Bolsa no Brasil são ocupadas por mulheres. Este é um exemplo que retrata a baixa diversidade de gênero nas companhias brasileiras. Ainda temos um caminho longo a ser perseguido para atingirmos a igualdade.

Mesmo com todas as adversidades que nós mulheres enfrentamos na carreira para crescer nas áreas financeiras e toda a luta que temos em busca de espaço, direitos e salários igualitários, devemos analisar este dado pelo seguinte prisma: o número de homens que se interessam por engenharia, economia e finanças é muito maior que o de mulheres.

Mesmo com o progresso dos últimos anos, onde vejo cada vez mais mulheres migrando para este mercado, não creio que teremos um equilíbrio de 50% de CFOs mulheres de empresas de capital aberto daqui 20 anos. A mulher tem que ser aquilo que ela quer ser e não o que a sociedade gostaria que ela fosse. Mesmo com todas essas iniciativas de empoderamento e estímulos para aumentarmos a diversidade no mercado financeiro, vejo um grande desafio para atingirmos a equidade. Não por falta de oportunidade, mas talvez por não ser o desejo da mulher.

Independente do motivo, e para todas as mulheres que almejam seguir por este caminho e aumentarmos a representação em cargos de CFO, é necessário um esforço conjunto entre empresas, organizações, governos e indivíduos para criar oportunidades equitativas e fomentar um ambiente de trabalho inclusivo. Promover a diversidade e a igualdade de gênero desde o início da carreira, expandir a rede de contatos de mulheres, estabelecer metas específicas para aumentar a diversidade e por fim, oferecer flexibilidade no trabalho onde as mulheres possam equilibrar suas responsabilidades profissionais e pessoais, são fundamentais para viabilizarmos o equilíbrio pelo qual tanto batalhamos. 
 
*Chief Financial Officer no GetNinjas e possui uma extensa bagagem na área de finanças. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por