O que é indústria 4.0?

Fabrício Ambrósio de Souza*, Pablo Henrique Pereira** e João Ferreira***
Publicado em 16/09/2022 às 00:25.

Trata-se de conjunto de tecnologias avançadas que possuem objetivo de aumentar a produtividade dos processos. Todas essas tecnologias estão se tornando engrenagens essenciais nas operações do chão de fábrica. Dentre essas tecnologias, as mais relevantes são:

Inteligência artificial: aplicação que utiliza técnicas de análises avançadas que interpretam eventos, tendências e comportamentos que possibilitam que as máquinas executem funções de modo autônomo.

Aprendizagem de máquina: subcampo da inteligência artificial que utiliza algoritmos computacionais capazes de detectar tendências e padrões que podem modificar o comportamento sistêmico, fazendo que esses tomem decisões com o mínimo de intervenção humana.

Robótica: dispositivos automáticos compostos por circuitos integrados capazes de interagir com pessoas e realizar atividades e movimentos humanos.

Realidade aumentada: tecnologia capaz de gerar interação entre elementos virtuais e reais. Através de fotos ou vídeos é possível utilizar-se da computação gráfica para gerar informações para tomadas de decisão.

Cyber segurança: conjunto composto por hardware e software que possui o objetivo de proteger os ativos eletrônicos contra roubos ou danos.

IOT-Internet das coisas: objetos do cotidiano possuem conexão entre si, podendo se comunicar e interagir, resultando em ganhos e eficiência.

Computação em nuvem: A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, você pode acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem como a Amazon Web Services (AWS). 

Existem alguns obstáculos a serem vencidos nesse novo cenário. As indústrias manufatureiras têm investido muito dinheiro em modernização e adequações das fábricas para surfar essa onda e colher os frutos que são quase evidentes. Entretanto, alguns dos fatores que acabam atrasando essa jornada digital é a falta de mão de obra qualificada para criar soluções e, em seguida, manter toda a operação funcionando adequadamente. 

Uma opção é a utilização de empresas “startups”, que possuem em seu DNA entregar soluções inovadoras e tecnológicas de forma rápida e com custo mais adequado...

O caminho da inovação, que será longo para muitas indústrias, é algo inevitável. Por vezes algumas dessas tecnologias, ainda não experimentadas em sua essência por algumas fábricas, precisam ser aos poucos introduzidas até se tornarem familiares.

*Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Inovação, Gerente de Programa Internacional na ArcelorMittal Sistemas. 

**Mestre em Administração, Especialista SAP SCM APO e líder técnico na ArcelorMittal Sistemas 

***Mestre em Educação. Professor da Faculdade Promove de Tecnologia

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por