artigo

O papel das organizações no desenvolvimento profissional

Publicado em 28/04/2023 às 22:03.

Toda empresa tem uma atuação importante no desenvolvimento de seus profissionais. Investir neles é o ponto-chave para o crescimento da companhia, afinal eles são o maior ativo de uma organização e, quando bem preparados, trazem melhores resultados. Se o pilar Pessoas não estiver no centro da estratégia organizacional, o descompasso no relacionamento funcionário-empresa pode ser grande e impactar de forma negativa a produtividade.

Segundo pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, realizada em 21 estados brasileiros e em outros 14 países, o índice de insatisfação e infelicidade no ambiente corporativo está alto. Mais de 36% dos profissionais estão infelizes com o trabalho que realizam e, mais de 64% gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje para serem mais felizes. Ou seja, não são poucas as pessoas que estão insatisfeitas com algum ou vários aspectos do trabalho atual e é preciso olhar com muita atenção para esse dado.

É importante salientar que tanto fatores externos quanto internos podem comprometer o desempenho do profissional, reduzindo seu rendimento, fazendo com que ele demonstre menos interesse com o time e as metas da empresa. Por isso, é fundamental que as organizações tenham o olhar humanizado, para atuar no momento certo e não deixar abater os resultados. A ideia do desenvolvimento

de talentos e do acolhimento precisa permear as estratégias organizacionais. De acordo com um estudo da consultoria de recursos humanos Robert Half, “Os Segredos das Empresas e Colaboradores mais Felizes”, há, no entanto, alguns fatores universais que afetam diretamente a felicidade do trabalhador. Compreender esses fatores e adaptar a sua abordagem de liderança para lidar com eles, vai aumentar o engajamento e também a qualidade do trabalho da equipe.

Hoje, uma empresa cria uma equipe de alta performance quando disponibiliza ferramentas para o crescimento profissional de seus integrantes, e tem uma liderança que se mostra preocupada com aqueles que “fazem acontecer”. Ter pessoas eficientes, engajadas e capacitadas é um fator primordial para o sucesso. Afinal, são eles que estão à frente dos processos, estruturas, serviços e produtos, construindo no mercado a reputação e imagem da empresa.

Promoções e premiações baseadas na formação dos profissionais são iniciativas motivacionais, que todos conhecem, de grande valia, mas é preciso ir além. É necessário que o pilar de pessoas esteja no centro da estratégia da companhia, para que esteja intrínseco no cotidiano da empresa e que o sentimento de valorização caminhe lado a lado com a rotina diária. Com isso, certamente, se terá um time preparado e capaz de trazer bons resultados.

Por isso, criar um ambiente propício para o desenvolvimento profissional é mais do que disponibilizar ferramentas de conhecimento, é também olhar para dentro da companhia e repensar as estratégias para atrair profissionais, desenvolver suas habilidades, competências e reter os talentos. Investir na capacitação, os torna mais preparados para realizar diferentes tarefas, além de melhorar a produtividade, e motivá-los em seu dia a dia. É preciso investir na gestão de pessoas, e, principalmente, estimular o autoconhecimento. Assim, esses profissionais não só vão crescer em suas carreiras como em sua vida pessoal, trazendo resultados satisfatórios para a companhia.

*Diretora de Gestão de Pessoas da Passarelli

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por