O modelo da águia

Mauro Condé*
*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
Publicado em 12/02/2022 às 00:01.Atualizado em 12/02/2022 às 10:55.

“Ser demitido foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. O peso do sucesso foi substituído pela leveza do recomeço sem culpa. Isso me libertou para um dos períodos mais criativos e de maior sucesso da minha vida”. Steve Jobs.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre desenvolvimento pessoal.

Eles me levaram para Lexington, Virginia, Estados Unidos, onde fui recebido por Whitney Johnson, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Aprenda com a Águia a se reinventar para sobreviver na vida e avançar na carreira.

Whitney, de Harvard, é autora do livro “Disrupt Yourself”, que pode ser entendido como “Reinvente-se Totalmente”.

Defensora da autotransformação permanente como forma de evolução, ela oferece dicas úteis e relevantes, baseadas em sua própria história.

Ela começa nos incentivando a usar a Curva “S”, famosa curva de aprendizado, para nos transportar de um ponto atual insatisfatório para um ponto futuro muito melhor.

Mostra a importância de fazer mergulhos profundos para dentro de um mar de problemas que ninguém está olhando e voltar para a superfície com uma solução inovadora e inesperada.

Enfatiza a extrema importância de se dar foco apenas naquilo que se é bom, esquecendo todo o resto.

Apresenta uma fórmula inteligente para assumir riscos e, a exemplo de Jobs, ensina a como transformar uma demissão dolorosa e desmoralizante num sucesso estrondoso.

O livro me lembrou a lenda da Águia, que vive 70 anos em média, mas para chegar lá, aos 40 precisa recorrer a um extremo processo de renovação de aproximadamente 150 dias.

Quando decide passar por este processo, a Águia voa para o alto de uma montanha e lá se recolhe sozinha em um ninho, próximo a um paredão, livre de outros predadores.

Então a Águia repete o gesto de bater seu bico contra a parede até conseguir arrancá-lo por inteiro, enfrentando toda a dor que esta atitude acarreta.

Espera por um breve período o nascer de um novo bico e com ele arranca suas velhas unhas.

Usa suas novas unhas para arrancar suas velhas penas.

E no final deste processo, ela se vê renascida e parte para o voo mais espetacular da sua vida até então, se preparando para viver por mais 30 anos intensos.

A vida é assim, para renascer com mais força é preciso ter a coragem de se renovar permanentemente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por