O líder do futuro

Thiago Gomes*
Publicado em 21/09/2022 às 23:53.

Na pesquisa Carreira dos Sonhos, divulgada no começo do ano pela Cia de Talentos, 34% dos jovens concordaram que a organização na qual trabalham tem um ambiente inclusivo e diverso, contra 39% das pessoas em cargos de alta liderança. Esses dados levam a uma reflexão importante: os líderes estão engajados nas questões de diversidade? Em um mercado de trabalho que está em constante evolução, e que cada vez mais valoriza minorias, os líderes do futuro precisam aproveitar bem a diversidade, aliando-a aos objetivos da empresa.

O líder do futuro é humanizado, se preocupa com o bem-estar, desempenho, satisfação e saúde dos funcionários. Exercita empatia, porque as suas habilidades devem ir além da estratégia do negócio, também precisam acolher os profissionais e mostrar que o trabalho de cada um é essencial.

Existem algumas dicas que podem ajudar:

Tenha empatia: ser empático é uma nova soft skill, muito requisitada, que pede que um se coloque no lugar do outro, na maneira que se dá feedback, e se disponibilizando para receber um. 

Valorize a diversidade: é o tema do momento. O líder do futuro valorizar esses talentos e precisa abrir seu pensamento, entendendo que quanto mais diversidade, melhor, e deve passar esse mindset para o resto da equipe.

Acompanhe a tecnologia: o líder do futuro precisa estar inteirado das tecnologias, e esse universo precisa ser intrínseco à vida profissional e pessoal, agindo como aliado e garantindo produtividade.

Acredito que esse profissional deve acompanhar as mudanças do mercado de trabalho, focando em seu autodesenvolvimento - estudar temas relevantes e conhecer as novidades do seu segmento, atentar-se aos trending topics, se livrar de preconceitos e manter a mente aberta - para lidar com pessoas de diferentes grupos e realidades, treinar a comunicação - tanto a escuta ativa, quanto o desenvolvimento da oratória, e ser mais empático.

O processo de criação de líderes do futuro é muito lento - a desconstrução de preconceitos, a escuta ativa e a valorização da diversidade, são fatores que têm um desenvolvimento demorado. Por isso, comece com pequenas mudanças e exercite essa liderança mais saudável em você mesmo diariamente.

*CEO da Smartleader

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por