O dólar, o euro e matrículas no exterior online

Alfredo Freitas*
Publicado em 11/11/2022 às 22:23.

Oscilações econômicas no primeiro semestre de 2023 devem seguir levando um número expressivo de brasileiros a estudar de forma remota no exterior. Como especialista em educação e tecnologia, com 20 anos de experiência, acredito que o intercâmbio e o ensino superior internacional online devem virar uma tendência no Brasil.

A alta do dólar, a inflação, a insegurança econômica e os efeitos da pandemia fizeram com que um número cada vez maior de brasileiros realizasse o tão sonhado intercâmbio no exterior de forma totalmente online. A universidade americana Ambra University, que há mais de 10 anos oferece cursos de mestrado online e em português para brasileiros, detectou, somente este ano, um aumento de mais de 45% na procura por novas matrículas.

Acredito que o intercâmbio online deve se tornar uma realidade cada vez mais presente na vida de muitos brasileiros. A expectativa, é de que os menores custos para uma experiência internacional remota e a preservação da obtenção de diplomas e certificados internacionais devem seguir em 2023.

Brasileiros estão, de modo geral, apreensivos em dispor de grandes valores para sair do país e obter formação. Cerca de 80% dos novos alunos matriculados que procuraram a Ambra University ainda em território brasileiro afirmam que acreditam na força do diploma americano para abrir portas no mercado do Brasil. É uma das razões que têm impulsionado a procura por quem deseja superar questões como a alta do dólar por exemplo, que encarece, e muito, a experiência presencial.

Para driblar o momento desfavorável para realizar o intercâmbio internacional presencial e seguir adquirindo o conhecimento e robustez no currículo, é cada vez maior o número de brasileiros que apostam no intercâmbio de estudo online. Os EUA lideram entre os países mais procurados para formação complementar e obtenção de diploma estrangeiro.

Por aqui, as universidades ampliaram a oferta de cursos online e não retomaram totalmente o ensino presencial mesmo no pós-pandemia este ano. Enquanto isso, o volume de matrículas no ensino superior internacional online é o maior já registrado. As pessoas buscarão seguir com formação e a obtenção de diploma estrangeiro sem sair do Brasil para diminuir custos.

*Pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por