Ao contrário do que muitos imaginam, os jogos possuem funções que vão muito além de apenas entreter, relaxar e distrair nos momentos de lazer. Nos últimos anos, o entendimento de que também podem ser aplicados pelo RH em processos seletivos e treinamentos; por professores nos estudos e momentos de aulas, e para motivar, integrar e engajar os colaboradores foi ampliado. Já podemos ver instituições de vários segmentos utilizando-os em diversos momentos e com objetivos diferentes.
Houve um crescimento de aproximadamente 2,5 pontos no QI de crianças que tinham a prática de jogar videogames, o que mostra como eles são capazes de aumentar a inteligência.
Por conta dos resultados positivos observados no mercado, cada vez mais empresas têm buscado trazer para dentro de casa jogos e estratégias de gamificação, com aplicação de elementos, lógicas e mecânicas de jogos em diversas atividades, principalmente com foco em qualificar, educar e treinar seus colaboradores.
Existe outro mercado que tem muito a ganhar com a adoção da ludificação e dos games: o varejo. Com as recentes transformações no comportamento de consumo, foi necessário se atentar e acompanhar as inovações para buscar compreender como e quais delas podem agregar aos negócios e promover uma entrega de mais qualidade para os clientes, além de alavancar as vendas.
Os marketplaces investem em gamificação com o objetivo de atingir e fidelizar os consumidores. Marcas como a Shopee e a Shein já atuam nesse sentido e contam com diversos mini games nos aplicativos que caíram no gosto dos usuários. Ao darem prêmios, como cupons e descontos nas compras e fretes, incentivam envolvimento mais intenso com a marca e comprem com mais frequência.
Esse movimento tem dado muito certo para elas. O app da Shein foi o mais baixado do segmento de moda em 2021, com 23,8 milhões de downloads. Já a Shopee multiplicou o capital da instituição de pagamento - de R$ 4 milhões para R$ 44 milhões.
Esse sucesso chamou a atenção do varejo brasileiro, que precisa retomar o interesse do público no setor e já está se movimentando para adotar estratégias do tipo. Tudo isso coloca a gamificação como uma das principais tendências para os marketplaces nos próximos anos, e quem não se atentar a isso vai ficar para trás nessa corrida maluca.
*Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, lataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem