artigo

Gamificação como aliada para o aprendizado

Renata Dias*
Publicado em 10/04/2023 às 21:06.

É cada vez mais necessário buscar estratégias diferentes e assertivas que consigam envolver as pessoas com os estudos. Ainda que sejam mais associados a momentos de lazer, os jogos podem ter papel fundamental no aprendizado e socialização de todas as idades. Essas atividades estimulam o cérebro a exercitar habilidades como a comunicação, a lógica e o raciocínio. 

Neste contexto, a gamificação tem sido cada vez mais utilizada nos ambientes escolares a fim de descomplicar os processos de ensino-aprendizagem. O uso dos conceitos de jogos ajudaram as instituições a desenvolver novas estratégias de abordagem pedagógica.

Mas o que é, de fato, a gamificação? Quais os seus reais benefícios e como ela pode levar a melhores resultados? O uso de elementos de jogos em atividades não lúdicas melhoram a retenção do conhecimento pelos alunos e ajudam a desenvolver competências importantes como a resolução de problemas, a criatividade e o pensamento crítico.

Já está mais do que provado que os jogos são efetivos nessa missão então é preciso aproveitar tudo o que eles têm a oferecer para o desenvolvimento de uma sociedade mais estudiosa e inteligente. E há diversas abordagens possíveis, conforme a realidade que será melhor adequada.

Além de promoverem concentração, fixação e capacidade de memorização, inteligência emocional e melhora na coordenação motora, jogos também incentivam a imaginação, ajudando a preparar as crianças para a vida adulta e os deveres e responsabilidades que vêm com ela. A tendência é que a tecnologia seja aliada na expansão do processo de gamificação do sistema de ensino.

Ademais, os jogos abrem uma oportunidade para transversalidade e interdisciplinaridade, tornando o ensino atrativo, ao serem projetados para desafiar os alunos a pensar de maneiras diferenciadas e trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum. Enquanto isso, os estudantes são incentivados a experimentar, errar e tentar novamente, o que pode despertar a resiliência e a perseverança.

Justamente por essa capacidade de ensinar diversas lições, práticas educacionais gamificadas estão se popularizando nas instituições de ensino. O objetivo é que os alunos estejam realmente engajados. Dentro das metodologias ativas, os jogos e a gamificação são estratégias que permitem que o estudante seja protagonista do seu próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que trazem regras e exigem disciplina, o que contribui para ter mais organização e planejamento, com metas, focos e objetivos para alcançar. 

*Diretora Pedagógica STELLA ESCOLA

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por