Logotipo O Norte
Sábado,21 de Setembro
artigo

Feliz ano de concursos novos

José Roberto Lima*
Publicado em 31/12/2022 às 00:56.

Algumas posições ideológicas não nos permitem, às vezes, enxergar o óbvio. Uma dessas obviedades se refere ao número de funcionários na nossa máquina pública. E, ao contrário do que se costuma afirmar, o Brasil não tem funcionários públicos demais.

Em algumas repartições, pode até haver uma gestão ineficiente dos recursos humanos. Mas o Brasil tem proporcionalmente menos funcionários públicos que, por exemplo, os Estados Unidos. E, se nos compararmos com a maioria dos países europeus, nosso percentual de funcionários é menos da metade.

Além disso, quem propala a ideia de que “a nossa máquina pública é inchada” costuma ser a primeira pessoa a protestar pela ausência de um guarda para desobstruir a rua, quando há um automóvel enguiçado perturbando o trânsito. 

O atual governante, cujo mandato se encerra nas próximas horas, tem uma inegável opinião no sentido de se reduzir o quadro de pessoal no serviço público. Mas, mesmo assim, promoveu vários concursos nos últimos 4 anos. Porque, se assim não agisse, muitos serviços públicos essenciais entrariam em colapso.

Agora teremos um governante cujo pensamento é bem distinto, sobretudo no que se refere a equipar o Poder Público com recursos materiais e com pessoal qualificado. Então - leitor ou leitora - pode ir se preparando porque virão muitas chances de emprego em diversas repartições públicas.

Inclua nos seus planos de 2023 a preparação para o concurso dos seus sonhos. Não espere o edital ser publicado para iniciar os estudos. O bom candidato, aquele que se torna um forte concorrente, reserva os dias posteriores à publicação do edital para fazer revisões nos estudos iniciados vários meses antes. 

A propósito, ninguém se arrepende quando estuda com mais antecedência que a maioria dos candidatos. Porque, cedo ou tarde, o conhecimento auferido será útil, seja num concurso ou na vida.

Mas não veja nos muitos concursos que virão em 2023 apenas uma oportunidade de se dar bem com um bom salário e com a estabilidade. Pense em um cargo público como uma missão de prestar bons serviços ao próximo, ajudando a construir um país e um mundo melhor. 

Então, para você que não desiste nunca, para você que estuda pelo prazer de aprender, para você se empenha na direção dos seus sonhos, desejo-lhe que 2023 seja o ano da aprovação no concurso dos seus sonhos.

Recebam todos os meus votos de feliz ano novo, e de bons estudos.

*Advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por