opinião

Felicidade dos colaboradores e prosperidade do negócio

Waleska Cunha*
Publicado em 15/06/2022 às 21:32.

Gerir bem uma equipe é essencial para atingir os resultados e assegurar a qualidade do seu negócio. É pensando nesse detalhe que a gestão de pessoas ganha cada dia mais importância. Possuir uma área de people cada vez mais humanizada, com o objetivo de valorizar o colaborador, aliado às expectativas profissionais e pessoais, promove mais qualidade de vida e o bem-estar profissional durante as atividades no trabalho. 

Um ponto chave para uma ótima gestão é manter o clima organizacional saudável, criando medidas para tornar as relações entre os colaboradores mais harmoniosas, por meio da integração entre as equipes, a diminuição do peso psicológico na obrigatoriedade de cumprir metas e no desenvolvimento das tarefas ao longo do processo. 

De acordo com o estudo da Decoding Digital Talent, conduzida pela Boston Consulting Group e The Network, 93% dos funcionários de tecnologia de empresas latino-americanas entrevistados durante essa pesquisa afirmam que esperam trocar de empresa nos próximos dois a três anos, sendo que 64% ainda alegaram estar buscando ativamente por novos empregos. 

Essa pesquisa reflete bem o cenário que mudou durante a pandemia, porque para 95% desses entrevistados, o objetivo é trabalhar em casa pelo menos uma vez na semana, mostrando a importância da qualidade de vida que as companhias devem oferecer, alinhado também para a flexibilidade de horários, visando contribuir com a manutenção do seu equilíbrio no emprego e vida fora do trabalho. 

Especialmente no setor de tecnologia, a busca por profissionais qualificados está cada vez mais acirrada. Isso leva as empresas a repensarem nos motivadores de seus líderes e liderados, além de exigir um olhar atento aos movimentos do mercado, pensando em formas de alavancar a carreira, aprendizagem e autonomia para um equilíbrio na vida pessoal e profissional. 

Na minha visão, para construir essa gestão é importante começar pela seleção de talentos, avaliando assim as habilidades técnicas e competências de relacionamento interpessoal, além de estabelecer formas de reconhecer o bom desempenho das equipes. 

A palavra principal para a gestão de pessoas é equilíbrio. O gestor deve entender as demandas do seu grupo, investir em capacitação para os funcionários, criando processos e fluxos de trabalho para gerar maior satisfação entre os colaboradores. Além disso, ter uma boa comunicação, dar autonomia e deixar com que o funcionário se sinta importante e entenda o seu papel como parte do crescimento da empresa é imprescindível. 

*Diretora de Gente & Cultura na Softplan

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por