“Tudo bem, Doutor. Prometo que farei atividade física regularmente a partir de hoje”. Foi se despedindo dessa maneira que um jovem adulto, perto dos seus 40 anos, saiu da consulta com o seu cardiologista de confiança. Esse diálogo está cada vez mais comum, fruto de uma sociedade menos ativa e mais inclinada a doenças cardiovasculares. Para corrigir essa rota, a educação física precisa “tomar as rédeas” da situação.
Crianças mais ativas se tornarão adolescentes mais ativos e consequentemente adultos mais saudáveis. Alunos que tiveram a inteligência motora bem desenvolvida na infância se tornam adultos “atletas”. A educação física é capaz de inserir, no dia a dia do aluno, a prática regular da atividade física, essa é a grande importância que a disciplina traz para a vida.
Todos os objetos de conhecimento trabalhados na educação física, dentro das suas unidades temáticas, têm o objetivo de ensinar diversas práticas corporais para que o aluno se identifique com alguma delas e a partir daí as carregue para o restante da vida. Além disso, as práticas corporais são meio de promoção de saúde, lazer e socialização. A educação física cuida do corpo e da mente.
No Enem, os itens de educação física abordam assuntos como qualidade de vida, práticas corporais, jogos e brincadeiras, danças e lutas. Quando o tema é qualidade de vida aparecem temáticas como padrões estéticos abordando assuntos importantes como a busca do corpo perfeito. Já nas práticas corporais os esportes são as mais acionadas, sendo importante que os alunos identifiquem regras, movimentos específicos e a histórias dos principais esportes do nosso país. Nas últimas provas encontramos itens falando sobre práticas corporais de aventura e esportes de inclusão.
Outra temática relevante são os jogos e brincadeiras, que, juntamente com danças e lutas, trazem uma reflexão sobre o contexto cultural em que estão inseridos. Essa reflexão gera ao aluno uma visão crítica de mundo. É fundamental que ele entenda que os jogos e brincadeiras possuem sempre caráter lúdico, isso é o que os diferenciam dos esportes de competição. Danças e lutas evidenciam comportamentos e formas de expressão da comunidade onde estão presentes. Vale lembrar que grande parte das questões é de interpretação.
Normalmente encontramos entre três e quatro questões no Enem. Os objetos do conhecimento estão presentes nas questões, porém uma boa habilidade de interpretar texto ajuda bastante. O conhecimento satisfatório sobre os principais esportes e leituras sobre a importância da atividade física para promoção da saúde podem ajudar nessa reta final.
Preparar-se fisicamente para a prova com exercícios adequados nos meses que antecedem, bom sono e boa alimentação na semana da prova talvez sejam a ajuda mais importante que a educação física pode dar aos alunos.
Por fim, lembre-se que três ou quatro questões podem significar ou não a sua aprovação no curso dos sonhos. As questões de educação física são simples, porém podem fazer diferença ao final. Separe um momento para se preparar que tudo vai dar certo.
*Professor e mentor Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB)