artigo

Educação é base e faz a economia girar

Victor Hugo Santana*
Publicado em 20/01/2023 às 22:34.

É indiscutível a importância da educação na vida de todos nós desde o princípio de nossa caminhada como parte de uma sociedade. Também é relevante ver escolas com perspectiva de negócios. Que é rentável, em crescimento ascendente e movimenta (e muito) a economia do país, principalmente quando falamos das redes de franquias educacionais – tendência que vem crescendo no mundo.

Dados recentes da Associação Brasileira de Franchising apontam que o desempenho das franquias de educação melhorou no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado.

O setor viu o faturamento crescer 7,3% de um ano para outro. Mesmo com a pandemia e a economia ainda se recuperando, o segmento tem se mostrado vantajoso para quem busca investir em um mercado sólido, seguro e com reais possibilidades de crescimento.

O segmento tem mostrado índices positivos em um período com tantas incertezas porque o mito de que somente quem possui experiência na área (é ou já foi professor, pedagogo ou diretor de alguma escola ou faculdade) é capacitado e conseguirá levar o negócio adiante, está se esvaindo.

Com o advento das franquias, isso não passa de um mito mesmo! O que temos que entender é que nenhuma rede de educação que está no mercado hoje nasceu e foi construída sem antes ter passado por muitos estudos, testes e por experiências pedagógicas que deram certo.

Outra vantagem é que é possível obter retorno financeiro em curto espaço de tempo. Outro relatório da ABF confirma: 68,8% têm o ponto de equilíbrio em até um ano de investimento. Ou seja, ao optar por franquia de educação, o futuro investidor terá mais chance de conseguir equilibrar o negócio com solidez no mercado antes do 1º ano.

Para mim, o que mais me chama a atenção no segmento é o legado que se deixa para as próximas gerações. A busca por uma educação de qualidade que vai formar cidadãos preparados para a vida é a principal preocupação dos pais de hoje em dia e tem ganhado espaço entre os investidores. 

Na rede em que atuo, já escutei de investidores que queriam construir uma escola que os seus filhos pudessem estudar. Isso é um fator muito importante quando se escolhe qual rede adquirir: não é mais inteiramente sobre o lucro, mas também sobre a proposta pedagógica de cada marca. O legado que você quer deixar no mundo!

*diretor da rede Sphere International School.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por