Segundo definição do dicionário, escola é o estabelecimento que se destina ao ensino, público ou particular. Entretanto, a explicação dada pelo “Aurélio” não consegue nos passar a carga emocional e a importância que a instituição representa na vida de cada um de nós.
Hoje comemoramos o Dia da Escola. Oficialmente, no Brasil, o primeiro embrião do que seriam as escolas surgiu com a chegada dos jesuítas em 1549 e que naquela época tinham o objetivo principal de difundir a fé católica e catequizar a população indígena.
Quase 500 anos depois das primeiras tentativas de doutrinação aqui, o espaço evoluiu e se modernizou, se tornando um local dedicado ao conhecimento e à formação humana. Mesmo ainda não recebendo a importância necessária de algumas pessoas e governos, é indiscutível sua necessidade como elemento básico na formação humana.
É na escola que desde os anos iniciais de nossas vidas realizamos os primeiros contatos sociais e aprendemos sobre respeito, responsabilidade, o mundo ao nosso redor e a vida em sociedade.
O mundo mudou e segue a passos velozes por caminhos que muitos de nós não imaginariam há poucos anos atrás. Para acompanhá-lo, a escola teve que se adaptar no mesmo ritmo, entretanto nem todas conseguiram.
O ensino tradicional do passado, em que o professor apresenta os conceitos e conteúdos de modo unidirecional, não cabe mais para as gerações atuais. A escola e o ensino precisam se adaptar às necessidades do século XXI, gerando oportunidades para que aluno explore, escolha e tome decisões, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades essenciais para sua formação pessoal, contribuindo para a sociedade ao seu redor.
A escola, como todos nós, também enfrentou o período mais caótico da pandemia de Covid-19 e talvez teve nessa fase o maior teste, o da sobrevivência. Além do desafio da implantação de ferramentas tecnológicas no dia a dia de alunos e professores, as escolas tiveram que adequar o ensino, realizar formação do corpo docente e demais colaboradores e, ainda, provocar os alunos para que exercitassem seu protagonismo diante de tantas novidades online.
E esse foi só o começo! O metaverso e os mundos virtuais já estão presentes e mais uma vez, escolas do mundo todo terão que se adaptar para essa nova realidade que já começa a surgir despertando o interesse de todos. E não dá mais para ficar para trás.
*Diretora Acadêmica da Sphere International School