Compras on-line e segurança de condomínios

Marco Antônio Barbosa*
29/04/2022 às 00:02.
Atualizado em 29/04/2022 às 10:04

A pandemia transformou a experiência de compra dos brasileiros e fez com que as pessoas embarcassem de vez no comércio on-line. Segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce no país, cerca de 13 milhões fizeram a sua primeira compra pela internet em 2020. Essa mudança de hábito gerou um ciclo que impactou não só os comércios, mas toda a cadeia necessária para entregas e a forma como a segurança é pensada em condomínios e residências.

Em 2021, as vendas on-line registraram faturamento recorde de R$ 161 bilhões, um aumento de 16,9% em relação ao ano anterior. Outro dado importante é que, nesse período, foram feitas 353 milhões de entregas. Porém, como fazer com que essas compras cheguem ao destinatário de forma segura, mesmo com o aumento das portarias remotas, em que não há um porteiro para receber as encomendas?

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), 4 mil edifícios já possuem este serviço de portaria remota no Brasil, um crescimento de 86% desde 2018. Esse mercado deve crescer muito mais nos próximos anos.

Muitas vezes, os horários da entrega, ainda mais com a volta do trabalho presencial, não coincidem com a presença de alguém no local. Então, como conciliar? Foi pensando nisso que as empresas de segurança começaram a buscar tecnologias de integração das portarias com os moradores ou até mesmo das soluções de segurança, como portões automáticos, cancelas e catracas, diretamente com o cliente, sem necessidade de um serviço de porteiro. Por meio de aplicativo, o usuário consegue identificar quem está na frente do prédio e liberar a entrega, que pode ser depositada dentro da caixa de correio.

Os gargalos de logística e segurança causados pelo aumento repentino do comércio on-line devem ser um grande foco das empresas, já que essa demanda não vai sumir. Pelo contrário, deve crescer. O setor de e-commerce espera aumentar em 9% este ano, segundo os dados da Neotrust.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, os brasileiros se acostumaram com a facilidade de receber tudo em casa, sem ter de enfrentar filas em supermercados e shoppings. As portarias remotas ou as tecnologias de integração do cliente com a segurança dos condomínios, residências e empresas vão precisar de muita agilidade, qualidade e criatividade na busca de encontrar soluções que facilitem a vida das pessoas e interpretem as necessidades de cada um. A busca por um serviço integrado e personalizado é um cenário que será tendência durante os próximos anos.

*Especialista em segurança e diretor da Came do Brasil

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por