Logotipo O Norte
Segunda-Feira,23 de Setembro
artigo

Cartão corporativo ou empresarial: entenda a diferença

Thiago Campaz*
Publicado em 26/12/2023 às 21:28.

O cartão corporativo e cartão empresarial, embora pareçam a mesma coisa, não são sinônimos. Ambas as modalidades foram criadas para que as empresas tenham um maior controle de gastos, permitindo que todos os pagamentos saiam diretamente das contas da companhia. Esses métodos de pagamentos também garantem maior segurança nas transações financeiras e substituem o adiantamento e o reembolso de despesas. Sendo assim, quais são as diferenças? A diferença está no público para qual o cartão é destinado.

O cartão empresarial é a opção mais recomendada para pequenas e médias empresas, com faturamento mais baixo. Empresas de pequeno porte necessitam de limites de crédito e quantidade de cartões menores, pois sua operação não requer valores expressivos e também não possui um grande quadro de funcionários. Essa modalidade permite uma maior organização e controle das finanças da empresa, evitando que o colaborador tenha que dispor de recursos para o pagamento de algum gasto.

Com o cartão empresarial, a empresa consegue centralizar as contas e simplificar processos, já que todos os cartões adicionais são usados separadamente. Enquanto isso, os registros, limites e regras derivam do cartão do titular da companhia. Dessa forma, é possível reduzir a complexidade na gestão financeira, além de otimizar a rotina e garantir mais autonomia para colaboradores em eventos ou viagens de trabalho.

Já o cartão corporativo é destinado para empresas de grande porte e com faturamento mais alto, que requerem limites mais significativos e uma maior quantidade de cartões e benefícios específicos. Esse tipo de cartão simplifica e agiliza os processos de despesas dos colaboradores e setores, eliminando a necessidade de reembolsos e a burocracia associada, como a prestação de contas. E quanto a isso, existem softwares que podem ajudar no gerenciamento dos gastos corporativos, além de plataformas que criam automaticamente as despesas quando uma transação é realizada e atribui os consumos do cartão aos funcionários corretos, garantindo mais visibilidade sobre todas as demandas da empresa.

Outra vantagem é que o cartão corporativo permite a personalização de limites de gastos por funcionário ou departamento, além de oferecer relatórios detalhados e recursos de monitoramento. Sem contar que a centralização das despesas em um único cartão torna a reconciliação contábil mais ágil e eficiente, e reduz erros.

Pode-se entender, portanto, que tanto os cartões empresariais como os corporativos garantem um gerenciamento eficiente, proporcionando transparência, controle e conformidade nas finanças da companhia. A centralização de gastos auxilia na conciliação automática de despesas e isso possibilita operações otimizadas. Dessa forma, você elimina a necessidade de reconciliação manual, que é mais propícia a erros. Ao utilizar esses tipos de cartões, sua empresa consegue ter uma visão consolidada e unificada de todas as transações realizadas, o que permite que gestores monitorem e analisem os gastos de maneira eficiente.

*CEO e co-fundador do VExpenses

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por