artigo

As discussões climáticas são os principais impulsionadores da mudança

Janine Bitencourt*
Publicado em 20/09/2023 às 19:25.

O ventinho fresco das 7h da manhã denuncia o outono chegando em Nova York. Setembro aqui atrai os eventos mais importantes de moda, esporte e clima nessa cidade famosa por reunir gente e projetos inspiradores.

Tive a sorte de participar de um desfile de moda sustentável brasileira como marca patrocinadora no NYFW e assistir todo o esforço de uma equipe de stylists, maquiadores, produtores e criadores brasileiros que trabalharam muito e brilharam aqui na Big Apple.

Ontem, começou a segunda edição do Brazil Climate Summit, na Columbia, com painéis cheios de conteúdo sobre o potencial do país em ser protagonista na ação climática rumo ao objetivo de zerar as emissões de carbono até 2050. 

Os painéis reuniram nomes de peso da iniciativa privada, academia e órgãos públicos num esforço pela “competitividade colaborativa”, nas palavras de Luciana Ribeiro da EB Capital e organizadora do evento. João Adrien, Head ESG Agro do Itaú BBA, Ilona Szabó, Presidente e cofundadora do Instituto Igarapé, Ana Toni, Secretária Nacional de Mudança do Clima e Guilherme Lencastre, Presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil são apenas alguns dos destaques que pude acompanhar de perto. 

Estiveram presentes também a Karen Fang, Head de Sustentabilidade do Bank of America e a Luciana Costa, Diretora de Energia, Transição e Clima do BNDES. O evento reuniu especialistas em energia limpa, cenário que o Brasil lidera mundialmente com 92% de sua energia renovável, discutiu-se o respeito e a valorização das culturas nativas, mostraram o potencial financeiro da negociação de créditos de carbono (e a necessidade de regulação). A maioria dos painéis escolheu mulheres líderes em suas categorias, o que tornou o evento ainda mais inspirador.

O aplicativo do evento mostra a agenda, dá avisos de intervalos, conecta os participantes e virou uma fonte a mais de informação e network. O que considero primordial frente a tantas pessoas reunidas e oportunidades de juntos, pensar em ações que possam contribuir com a mudança que foi tão citada. 

Ainda tem mais e de lá sigo para o Pacto Global na ONU, que promete reunir 300 executivos brasileiros C-level para debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de iniciativas de empresas, além de outros temas ligados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança.

Que sorte a minha estar em Nova York para acompanhar os ventos da mudança chegando. Não tenho dúvidas que tem muita coisa boa por vir. 

*Escritora, Publicitária e Empreendedora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por