Jeny Canela Perosso
Pedagoga – Funcionária pública municipal
jenycanela@ig.com.br
Passada a deliciosa magia do Natal de 25 de dezembro que é um convite sedutor as reflexões diárias que precisam está pautadas nos ensinamentos e exemplos de quem se fez maior que é Jesus Cristo, vem as expectativas de mais um ano que se nos avizinha sugerindo possibilidades de continuarmos buscando na Luz Divina e na credibilidade maior no potencial humano contribuir, nos limites de nossas condições, para um mundo melhor e mais fraterno. Onde a disparidade das desigualdades sociais possa ser mais acreditada como possível de ser amenizada e até mesmo rompida, num propósito de melhoria da sociedade e do ser humano que tem protagonizado cenários e decisões nada condizentes com as inteligências múltiplas e a capacidade de discernimento que lhe é inerente.
Um ano novo renovado de amor, de esperança e de confiança em nós próprios para que não abandonemos os nossos sonhos, conquistas e perspectivas e para que juntos acreditemos que a vida é uma dádiva concedida a nós para usufruirmos dela o que de melhor pode oferecer, como a felicidade. Acreditando que nascemos para sermos felizes e para contribuir para a felicidade do outro.
Um ano promissor onde as religiões e os poderes constituídos possam trabalhar juntos no propósito de humanização maior dos espaços para que a justiça prevaleça sempre, independentemente das paixões puramente pessoais. Isso, para que sentimentos como a inveja e o egoísmo possam ser melhor compreendidos na competitividade natural de ambientes de convivências e para que as famílias, respeitando-se os modelos impostos pela contemporaneidade sejam cada vez mais unidas pelos laços da amizade, do amor, do respeito, da tolerância e da compreensão.
Um ano promissor também para os jovens que estão se formando a cada ano nas faculdades de nossa cidade alegrando famílias e trazendo junto a conquista de mais um degrau expectativas nem sempre favoráveis ao sonho do emprego imediato. Que Deus continue iluminando os caminhos desses jovens para a persistência necessária ao alcance do sonho de serem felizes independentemente do tempo em que vier a conquista no mercado de trabalho.
Ano Novo também sugere reflexões no sentido de se considerar além da formação técnica a formação humana que alimenta o espírito e fortifica para o enfrentamento dos desafios da vida. E que pode ser conquistada no gesto simples da solidariedade, do companheirismo, do saber ouvir, da presença, da fé nos ensinamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo, da oração e da justiça.