A realidade eleitoral de Minas Gerais

Artur Leite

Jornal O Norte
Publicado em 27/09/2014 às 12:30.Atualizado em 15/11/2021 às 16:37.

O mineiro é misterioso até na política. Agora mesmo, as pesquisas indicam que mais de 50% dos eleitores ainda não se definiram por algumas candidaturas, e os índices sobem muito mais quando se fala na eleição para os cargos de deputados federais e estaduais. Quando se toca na eleição para a Presidência da República  é que o quadro fica mais confuso ainda. Um detalhe: em Montes Claros o quadro é nebuloso também, mas este é um assunto para os próximos dias. A presença da candidata Marina Silva (PSB) em Minas na sexta, encerra uma semana em que o Estado, com o segundo maior colégio eleitoral do país (Minas Gerais tem cerca de 15 milhões de eleitores) foi uma espécie de destino de romaria para os presidenciáveis. A ex-ministra estaria em Varginha, no Sul de Minas; Juiz de Fora, na Zona da Mata; e Lagoa Santa, e com possibilidade de vir a Montes Claros também.

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) esteve em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, e Aécio Neves (PSDB) dedicou boa parte dessa semana a agendas aqui no Estado: foi a Betim , Contagem , Belo Horizonte e Uberaba .

Em queda nas pesquisas, com 13 pontos percentuais abaixo de Dilma, Marina tenta atrair parte do eleitorado de Minas. É preciso registrar que mesmo com o número de obras aqui Norte de Minas, muito grande pelo governo do PSDB, a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma, leva uma grande vantagem sobre os outros candidatos, reflexo direto dos Programas Sociais, liberação de maquinário do PAC etc.

Até o momento, Marina só veio uma vez a Minas, como candidata à Presidência, mesmo tendo sido a mais bem votada em Belo Horizonte nas eleições de 2010. No momento é interessante analisar o comportamento de Aécio Neves que temendo uma derrota, não só no eleitorado nacional, mas também em MG, se faz mais presente em Minas. Somente nesta semana foram dois dias em quatro cidades diferentes, nas quais faz apelo aos eleitores mineiros para evitar uma tripla derrota (não ir para o segundo turno, perder em Minas e não emplacar seu candidato, Pimenta da Veiga). Neste momento, o tucano está em terceiro lugar na disputa pela Presidência, ficando atrás de Dilma Rousseff no eleitorado mineiro, e há grandes chances de ver os petistas elegerem pela primeira vez o governador de Minas. De qualquer maneira é bom que confirme que nesta reta final vai valer tudo e o povo mineiro tem a chance de decidir as eleições como um todo. SEJA O QUE DEUS E O ELEITOR QUISER...

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por