Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

A mente - por Ajax Tolentino

Jornal O Norte
05/04/2007 às 11:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:01

Ajax Tolentino

A mente é aquilo que tem a faculdade de receber as impressões  vindas através dos sentidos, para as tornarem  inteligíveis, é o modo pelo qual o intelecto apresenta o entendimento do ser. Tendo como necessário além do corpo físico a presença do algo vital que para uns é alma e para outros o espírito, num entrelaçamento harmonioso, vindo do plano e do ante-plano, através de forças onipotentes, do princípio supremo.  

Na mente que é praticado o efeito de pensar, meditar e entender; processo que se concentra na elaboração das idéias, formando os conceitos  pela meditação, nas criaturas, numa simetria da inteligência, para a interpretação dos dados enviados pelos sentidos.

Dando assim o produto intelectual de cada indivíduo, pela atividade mental que abarca os fenômenos captados para, na reflexão, distinguir o sentimento e a vontade. É a faculdade pela qual os dados captados pelos sentidos encerram um conceito próprio de cada ser, para apresentar  as  interpretações daquelas informações  que foram remetidas, mesmo nas situações problemáticas,  mediante a estruturação das impressões percebidas pela inteligência.     

A capacidade de pensar logicamente existe, quando há uma harmonia  entre a parte física e o espírito, numa associação sutil e espontaneamente feita, por uma força divina. A partir dessa realidade física e espiritual, harmonizada com esta força suprema, leva o ser humano a compreender, pensar e conhecer.

Se existe a necessidade da parte física e espiritual, que sempre tem a simetria divina para formar o todo da mente. Há de se entender que quando o  corpo físico não existe, não existirá a mente,  quando o  espírito deixa  o corpo físico, também não há mente. Em ambos os casos  acontecem quando há morte física. Há também o caso que um deles  não existir  na sua plenitude, só parcialmente. Sendo que no caso  do corpo  físico, isto é  facilmente  observado. Pois com   faltando alguns neurônios, a mente funciona parcialmente, podendo chegar ao extremo, não  funcionar ,   se muito mais problemas físicos houver. 

Quando a alma ou espírito, que embora imortal,  não estiver na sua plenitude, com certeza,  também acontecerá este fenômeno,  de  funcionar parcialmente ou não funcionar. Mas  esta hipótese é abstrata, imponderável, chegando a ser um mistério, difícil de ser  provado a sua existência ou não.

A mente é uma das mais perfeitas  partes do ser humano, mas infelizmente  é vulnerável, e por isto, mesmo  quando  há os componentes para sua existência e, não estando em harmonia ou faltando alguma parte de um  deles,  leva as pessoas a demência  parcial ou total.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por