Parece que, ainda ninguém, se tocou com relação aos reflexos da seca aqui em nossa região. Com focos voltados para a Copa do Mundo, eleições, e agora a tragédia envolvendo o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, as nossas autoridades precisam acordar e procurar soluções práticas para um grave problema que está atingindo a todos nós.
Agora mesmo o Ministério Público Federal (MPF), em Sete Lagoas, instaurou procedimento para apurar e acompanhar a situação de crise decorrente do baixo nível do rio São Francisco na região do lago da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias e seus impactos para os municípios situados a jusante da represa, ou seja, nas regiões Central e Norte do Estado. O reservatório integra a bacia do rio São Francisco, que abrange sete Estados e 540 municípios, sendo 240 em Minas Gerais, os quais contribuem com 72% do volume de águas superficiais que vertem para o rio. De acordo com o MPF, a estiagem este ano em Minas Gerais, muito acima da média histórica, vem acarretando severo comprometimento da vazão do São Francisco, com diminuição do volume hídrico do reservatório da UHE de Três Marias e redução progressiva da quantidade de água liberada pela represa. Com a redução que teria sido de 500 para 150 mil litros por segundo, a produção agrícola caiu mais de 80% somente em Pirapora.
A própria Cemig, que tem participado ativamente dos debates em busca de solução, está sendo colocada em xeque quando afirmam que ela não está sendo transparente nas informações aos municípios e ao público sobre a situação real.
Estive conversando com um especialista aposentado da autarquia ele mesmo confirma que em base matemáticos, vai ser preciso reduzir ainda mais a vazão para garantir, no final de outubro, a manutenção do fluxo de água, a chamada vazão defluente, que é a água liberada pela represa.
É fundamental esta intervenção do MPF, pois em situação dramáticas como a da escassez de água os conflitos devem ser arbitrados para garantir água primeiramente para as pessoas e para os animais , mesmo que haja reflexos negativos para outros setores. A situação é séria.
