Nalva Martins de Menezes *
Com tantos problemas sociais, com tantas necessidades imediatas em Montes Claros, a câmara e seus componentes utilizam mais uma vez meu suado dinheiro para reverenciar um guerrilheiro que não busca a paz... E, a meu ver, nenhum guerrilheiro merece homenagem, por mais nobre que seja sua causa, pois a palavra guerrilheiro já tem sua origem na hedionda e feia guerra.
Gostaria muito que, já que são gastos tempo e dinheiro para essas homenagens sem nexo, homenageassem então, por exemplo, madre Tereza de Calcutá, que sempre pregou o amor e a paz e usou armas, sim, mas armas munidas de carinho, esperança, bondade, humildade e humanidade, sentimentos estes que, duvido muito, um guerrilheiro que tirou vidas em nome de uma causa saiba o real significado.
Que venham as foices e os martelos para reverenciar Che Guevara! Na vez de madre Tereza, frei Damião ou irmã Dulce, talvez Rosas e Palomas Brancas perfumem as mãos desse nobres vereadores, que nada mais fazem do que homenagear, homenagear e homenagear. Deveriam deixar de ser chamados de legisladores e passarem a ser conhecidos por homenageadores...
Essa homenagem a Che Guevara não está sendo bem digerida em nenhuma classe social. Totalmente sem sentido, a não ser para o vereador Lipa Xavier. Quais os benefícios prestados à comunidade por Che? Emprestar sua famosa imagem para ser tatuada por pessoas que na, maioria das vezes, nem imaginam quem seja Che e só o desenham porque acham que é uma apologia à rebeldia, o que seria amenizado se os vereadores, ao invés de homenagens vis como esta, legislassem em prol da educação, da informação e da cultura com mais freqüência.
Cada vez mais o sentimento de renovação, não só em mim mas em muita gente, vem crescendo e não podemos ficar na mesmice, deixando que pessoas que elegemos para nos representar usem o mandato de maneira tão inconseqüente. Sinceramente? Temos que, independente de religião, elevar preces contínuas para que Deus nos ilumine nas urnas do ano que vem... O joio cada vez mais toma conta do trigo.
Lembro a todos que os nobres vereadores são nossos funcionários, mesmo com uma remuneração maior que a nossa, e, se eles fazem essa farra na câmara, é porque nós, os patrões, não estamos sabendo impor e cobrar nossas metas.
Homenageiem, sim, figuras como Seu Edson da Praça Coronel Ribeiro e sua famosa e despretensiosa balinha do dia, que distribui diariamente com carinho, educação e atenção às crianças de Montes Claros ou Henfil, Betinho, personalidades envolvidas com a paz e nascidos na nossa vizinha Bocaiúva. Bem mais perto que a Argentina do Che.
Indignada! Muito indignada.
* Cidadã indignada