A Bíblia fala hoje: Boas novas para os pobres

Jornal O Norte
12/02/2010 às 11:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:20

“o Espirito do Senhor está sobre Mim; Ele me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; mandou-me anunciar que os presos serão libertados e os cegos verão; que os oprimidos serão livres de seus opressores, e que Deus está pronto a abençoar todos os que vêm a Ele”  (Lc 4:18,19)

Rondinon Botelho dos Santos

Jesus Cristo fez esta tremenda declaração na sinagoga de Nazaré,a cidade onde foi criado. O evangelista Lucas nos diz que todos ali tinham os olhos fixos nEle. Aqui temos o anúncio radical da Verdade do Evangelho.

O programa anunciado pelo Mestre, que segundo Ele, começava naquele momento e na sua bendita pessoa, apontava pelo menos seis anúncios tremendos:

1 – BOAS NOVAS AOS POBRES – esperança aos deserdados da ordem econômica;

2 -  LIBERDADE PARA OS CATIVOS – socorro aos deserdados da ordem política e social;

3 -  VISTA RESTAURADA AOS CEGOS – restauração aos deserdados da saúde;

4 -  LIBERTAÇÃO DOS OPRIMIDOS – socorro aos deserdados da ordem moral e espiritual;

5 – O ANO DO JUBILEU DO SENHOR – um novo começo em ampla escala;

6 – O ESPIRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM -  a dinâmica e poder de um grande programa de transformação.

As Boas Novas do Evangelho nos desafiam a uma ação contínua na direção da imitação de Jesus. Ele viveu  o tempo todo praticando Seus ensinos, estendendo principalmente aos pobres e marginalizados a Sua abundante misericórdia. Todos os sistemas de iniqüidade , todos os instrumentos de opressão, todas as práticas exploradoras e aniquiladoras do ser humano, são condenadas por Ele.

O poder econômico de nosso tempo, organiza a sociedade a favor de quem têm e contra quem não tem. Os dominadores deste mundo perverso, mantêm e alimentam cada vez mais, estruturas de injustiça, de exploração, de humilhação dos que não têm vez e nem voz. Basta que circulemos pelas periferias de nossas cidades. Ali temos uma geração a quem se nega o mínimo direito à dignidade como seres humanos. As crianças se tornam reféns de uma lógica perversa – sem pais, sem lar, sem rumo. Sobrevivendo das migalhas, alimentando ódio no coração, aprendendo a roubar o que lhes é negado, acossados pelo banditismo, humilhados pela sociedade, encarados como feras que precisam ser algemadas, contidas, aprisionadas, eliminadas.

Somos chamados a uma prática evangélica de compartilhar as Boas Novas, como o caminho da libertação pessoal, à partir da mudança interior, da operação da Graça em nosso coração, enganoso e pecador. E então, podemos avançar mais longe. Aqueles que são o sal da terra e a luz do mundo, podem e devem ser mobilizados a servir. Abrindo escolas, desenvolvendo projetos humanitários, estabelecendo pontes de comunicação com  a juventude da periferia, realizando a missão como educadores, servidores públicos, profissionais de saúde, enfim, fazendo a missão entre os pobres, na qualidade de embaixadores de Cristo. Os pregadores das Boas Novas  carecem igualmente de uma Palavra Profética, em nome de Cristo, denunciando a exploração econômica do pobre, o desvio e a rapina dos recursos públicos, o desperdício e a opulência dos ricos, o perverso sistema de acumulação de renda e riqueza, a discriminação social, racial, econômica.  O programa cristão continua. As Boas Novas são para todos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por